Desafio Islas Cies 2019


Esta era uma das provas que tinha na minha lista de "to do" há já alguns anos.
Desafiei os colegas do Clube de Triatlo de Viseu e 2 inscreveram-se. Fomos então 3 atletas, famílias e um casal amigo em direcção a Vigo para passar o fim de semana.
No sábado saímos de Viseu com chuva e não melhorou nada durante todo o dia, pelo contrário.
Choveu durante toda a viagem, durante o almoço, durante a colocação das bikes no PT, etc. Foi um autentico dilúvio (a certa altura eu acho que ainda vi o Noé com a sua arca!).
Ao final do dia o tempo começou a melhorar ligeiramente e, como estava previsto chuva fraca para domingo, foi com apreensão mas esperançados de umas abertas que nos deitámos.
O domingo acordou frio mas sem chuva, felizmente.



Pequeno almoço às 6.00h da manhã, sair do hotel de noite e aquele pensamento "onde é que me vim meter!". Chegar ao PT e preparar tudo às escuras. Há quanto tempo não sentia isto. Que saudades!
A minha preparação não era a melhor mas tinha como objectivo chegar ao final sofrendo o mínimo possível e estabeleci que algo entre as 5h15' e as 5h30' seria um tempo interessante.


A Natação foi no mar, com partida no areal separada por grupos. O meu grupo (AG 40-44 masculinos e AG seguintes partiram juntos formando um grupo com cerca de 150 atletas) foi o último a partir. O percurso, com 2 voltas onde se vinha a terra no final da primeira, correu-me bem. Parti tranquilo e fiz todo o segmento confortável. Fui passando toucas de outra cor o que era sinal de estar a ultrapassar atletas que haviam partido antes de mim. Se por um lado o uso do fato de neoprene facilita o nado por outro a ondulação, que nos brindou ao longo de todo o segmento, e a água bem fria (mesmo com 2 toucas sentia-se o fresco) não ajudaram nada. Ainda assim realizar o segmento em 37' foi muito bom.



O Ciclismo tinha uma percurso bastante rolante, ainda que com algumas inclinações ligeiras, e proporcionava-se a andar muito tempo nos extensores (algo que não treinei devidamente e me custou um pouco). Alimentei-me e hidratei-me correctamente e tentei manter a FC na zona 3. Na 4.a volta (última) tirei um pouco o pé do acelerador porque senti as pernas a ficar desgastadas e ainda tinha uma meia maratona para correr e foi uma decisão acertada. Ainda assim realizei este segmento em 2h45', média de 31km/h. Apenas uma referência ao facto de existirem muito juízes a controlar (e bem) o drafting.


Na entrada do PT para a T2 fiz, como habitualmente o meu desmonte "à pro" (sapatos nos pedais, pé esquerdo em cima do sapato, pé direito solto pronto para correr em cima da linha de desmonte) e fiquei todo orgulhoso quando ouvi em castelhano "mui buena bajada".
Pena o resto do segmento não estar ao nível desta "bajada".

Saí para a corrida com as pernas pesadas e sabia que tinha de controlar muito bem o andamento. O volume de treino não é muito e quanto mais longa a prova mais falta ele faz...
Tentei começar com a FC na zona 3 (a rondar os 150/155 bpm) e consegui. Rolei uns bons kms ligeiramente abaixo dos 5'00''. As pernas não iam confortáveis mas o resto estava bem. Até aos 10kms ainda consegui mas depois as dores musculares nas pernas começaram a acentuar-se e o ritmo baixou ligeiramente. Depois, entre a cabeça e o coração, lá consegui levar o corpo até à meta e é sempre bom cruzar uma meta depois de cumprir uma distância destas. 1h49' foi quanto demorei a cumprir esta Meia Maratona.


Fiquei satisfeito com a prova. Consegui cumprir com os objectivos (embora a minha corrida me tenha "sabido a pouco") e foi um fim de semana diferente, num ambiente agradável (tirando o dilúvio de sábado) como é característico dos nossos vizinhos espanhóis (a energia - o animo, como dizem eles - é sempre contagiante).
A prova está bem organizada, num local bonito e com percursos interessantes. Apenas um reparo que não é nada de relevante. Os finishers tiveram direito a uma mochila e uma medalha. A t-shirt oficial do evento (bem bonita por sinal) custava 30€, o que me parece um exagero.



Para finalizar agradecer à Lili pelo apoio (quer na preparação quer na realização desta prova) e aos colegas de equipa Maria Andia e Pedro Nuno pela companhia neste desafio.

Comentários