Duatlo de S. João da Madeira 2019

S. João da Madeira recebeu ontem o seu primeiro Duatlo, dinamizado pela Associação Estamos Juntos.
A época já vai longa e estamos a escassas provas (basicamente Duatlos e, alguns deles, de BTT) de terminarem as competições. Depois de ter realizado a Meia Maratona "Cidade de Ovar" a semana passada ponderei se faria este Duatlo ou não. Mas, sendo um Duatlo (onde habitualmente consigo resultados mais agradáveis) e perto de casa decidi participar. Do Clube de Triatlo de Viseu fomos 5 atletas a esta prova e o saldo, como veremos, foi bastante positivo.


Depois de uns dias onde a chuva marcou presença (no sábado com bastante intensidade), o domingo brindou-nos com um dia soalheiro, ainda que frio. O mau tempo dos dias anteriores tinha deixado as suas marcas e o piso estava húmido e sujo o que, fundamentalmente no ciclismo, obrigou a cuidados redobrados.
O Duatlo foi disputado na distância sprint (5 km de corrida + 20 km ciclismo de estrada + 2,5 km de corrida), tendo cada volta de corrida aproximadamente 2,5 kms e de ciclismo cerca de 5,5 kms.
O segmento de corrida era bastante sinuoso, com constantes mudanças de direcção e subidas/descidas de passeios, onde aliás decorria uma extensa maioria do segmento. Como ponto positivo realço o facto da corrida passar pela pista de atletismo do estádio da A. D. Sanjoanense, embora aqui também pudesse ter havido mais cuidado. Os montes de relva que colocaram na pista após tratarem do relvado deveriam ter sido retirados, que mais não fosse para dar outro aspecto. Um segmento a rever em edições futuras. 
O ciclismo com algumas zonas mais técnicas e a humidade/sujidade do piso a obrigar a cuidados redobrados tinha, na minha opinião, dois momentos chave. Uns bons kms bastante rolantes onde se conseguiam desenvolver velocidades elevadas e, logo de seguida, uma subida que não sendo exageradamente íngreme nem extensa (teria 1 km, talvez), permitia aos melhores ciclistas marcar a diferença.


Fiz uma primeira corrida forte (médias de 3:39/km e 177bpm), bem perto do limite, mas era a única forma de me manter perto das minhas referências e tentar entrar num bom grupo no ciclismo.
Felizmente resultou e formámos um grupo de 6 atletas (eu, 2 do TriBraga, 2 do GC Vilacondense e 1 do Paredes Aventura) que rolou bastante bem nas 4 voltas ao percurso. Na 3.ª volta, durante a subida que marcava o percurso descolei do grupo e passei grande parte da última volta a tentar recolar o que veio a acontecer praticamente no início da subida onde tinha ficado para trás. Resultado, voltei a descolar na subida e cheguei à segunda transição uns segundos depois dos outros elementos deste grupo.


Na segunda corrida ainda consegui manter um ritmo forte e recuperar uma ou duas posições mas os atletas à minha frente iam igualmente fortes e não consegui grandes conquistas.
No final, 1h13'25'' de prova renderam-me o 20.º classificado da geral e... 3.º do AG 40-44, com o 2.º deste AG a ficar a escasso metros à minha frente.


O Clube de Triatlo de Viseu trouxe 4 medalhas desta prova: 3.º do AG 35-39 masculino, 3.º do AG 35-39 feminino, 3.º do AG 40-44 masculino e 1.º do paratriatlo.
Uma referência final positiva para a organização que nos brindou com uma bifanas e uma minis que tão bem nos souberam enquanto esperávamos pela entrega dos prémios. Um Bem Haja!

Comentários