VI Triatlo da Raiva

Desafio superado... Foi esta a minha sensação ao cruzar a meta da 6.ª edição do Triatlo da Raiva.
Mas o dia tinha começado muito antes, bem cedo. Depois de ultimar alguns preparativos e tomar um bom pequeno almoço, arranquei em direcção a Castelo de Paiva, confiante dos treinos que havia realizado mas, naturalmente, com alguma ansiedade.
Chegado à freguesia da Raiva, onde estava instalada a meta e o 2.º parque de transição, comecei a respirar o "ambiente triatlético". Era a azáfama habitual. A organização a ultimar alguns pormenores, os atletas a preparar o seu material e a trocar umas palavras com quem já não estavam desde a última competição, a população nas ruas a assistir a tudo isto... Inspirei profundamente este ar que aqui se respirava, misturei-me com a multidão e senti-me, porque o sou, um triatleta.
Depois de colocar o material de corrida (as minhas novas Asics Gel Noosa Tri5, que por sinal se portaram lindamente) no PT2 a dúvida foi se seguia para a Praia do Castelo (onde seria dada a partida) de carro ou de bicicleta. Como não conhecia preferi ir de carro mas muitos foram os atletas que optaram pela bicicleta, o que possivelmente farei para o ano.
Já na Praia do Castelo, estava eu a equipar-me e a preparar-me para aquecer, quando cai a bomba... não é permitido usar fato isotérmico na natação. Pelos vistos aqui é comum acontecer esta situação. Seria uma novidade para mim. Melhor assim, perco menos tempo na 1.ª transição. :)
Depois do material colocado no parque de transição era hora de experimentar a água. Agora é que vai ser, pensei eu. Mas não! A temperatura da água estava óptima, ideal para nadar. Depois de umas braçadas era hora da partida. Como sempre, procurei uma zona menos concorrida. O que perco em posicionamento ganho em liberdade e em menos confusão e luta aquática. A partida estava eminente e a minha calma estava a preocupar-me. Não deu para me preocupar muito pois segundos depois estava a soar a buzina e a prova começara.
Seguiam-se 650m de natação, 16km de ciclismo e 4,2km de corrida, um super-sprint longo chamou-lhe a organização (só no Triatlo é que uma prova com uma duração superior a 1 hora pode ser considerada super-sprint...). A natação decorreu sem grandes sobressaltos. Sendo este o meu segmento mais fraco procurei colocar um ritmo que me permitisse sair da água bem para depois poder dar o meu melhor nos outros segmentos. E assim foi. Logo no início do ciclismo apanhámos uma subida de cerca de 700m em paralelo e depois um percurso alcatroado (bem marcado) onde as subidas longas iam alternando com as descidas técnicas. Foi um segmento que me correu muito bem. Fui ganhando posições e terminei bem fisicamente. Só faltava a corrida e eu queria voar nestes 4,2km. Queria disse eu bem. As pernas é que não pareciam cooperar e, apesar de ter feito um bom segmento, julgo que poderia fazer um pouco melhor.
No final, cruzada a linha da meta, havia demorado 1h 08' 49'' a realizar a prova e fora o 42.º a fazê-lo. Era hora de conviver com os colegas e retemperar forças.
Para terminar esta prova a organização ainda nos brindou com um almoço onde o convívio e a boa disposição imperaram. Muito obrigado! Volto para o ano.

Comentários