30.ª Meia Maratona Internacional de Viseu

Hoje fui dar uma volta por Viseu.
E quando digo dar uma volta é mesmo no sentido literal, pois pouco deve ter faltado para dar a volta à cidade...
Pouco passava das 7 horas da manhã, o nevoeiro corria o sol que, com algum sacrifício, lá ia aparecendo no horizonte, fazendo antever um dia quente. De mochila às costas, confiante com o trabalho feito, saí de casa.
A boleia (fui com os colegas do Afis na carrinha do Clube - obrigado companheiros!) não tardou e antes das 9 horas já estávamos em frente ao recinto da Feira de S. Mateus.

Depois das tarefas habituais (levantamento dos dorsais, equipar, múltiplas idas à casa de banho, aquecimento, convívio com a malta conhecida, etc.) dirigimos-nos para a zona da partida.
Como a prova completava 30 anos tivemos direito aos "Parabéns!", tocados pela Banda Filarmónica.
O objectivo inicial desta prova era, para mim, testar o meu nível nesta fase da preparação (estamos a 3 semanas da Meia Maratona de Ovar e a 2 meses da Maratona do Porto). A ideia era apontar para a 1h 20' (3' 50''/km) e ver até onde as pernas aguentavam. E assim foi.
Logo no início juntou-se um grupo coeso (atletas do C. A. Ovar, do Afis e do Arada A. C.) e com objectivos finais semelhantes (1h 20'). O ritmo era moderado e, acima de tudo, constante, o que foi óptimo para mim.
Algumas das ruas de Viseu que habitualmente são brindadas com a passagem da Meia Maratona, dado estarem com obras este ano, não tiveram esse prazer. Assim, a organização, viu-se obrigada a alterar ligeiramente o percurso. Se ele já não era fácil - dizem os habitues desta prova - ficou ainda mais difícil, com várias subidas custosas de vencer. Ainda acerca da organização apenas 2 reparos. Um positivo para os abastecimentos, que estiveram bem, quer pela quantidade quer pela eficiência. Outro negativo para a presença de carros a circular em alguns locais do percurso.
Trânsito à parte, os kms foram passando e, cerca dos 10 kms de prova, juntou-se ao grupo onde eu vinha aquela que viria a ser a 1.ª classificada feminina - a Carla Martinho da Adercus.


Com os minutos e os kms a acumularem-se o grupo foi ficando mais reduzido. Restamos eu, a Carla  Martinho e um colega de uma equipa de Viseu (sempre acarinhado ao longo do percurso). Este trio manteve-se até ao último km quando, já com a vitória da Carla assegurada, eu abri um pouco mais para terminar com um tempo de 1h 17' 30'' (41.º da Classificação Geral, 22.º Sénior).
Fiquei contente por ter alcançado o objectivo da prova e por apresentar bons indícios para as que se seguem.
Por falar nisso já é oficial a inscrição na Maratona do Porto, agora não há volta a dar...

Comentários

Pina Jorge disse…
Força Hugo.Continuas em forma ...
Parabéns.
Desejo que continues com os teus desafios e os concretizes .Vai dando notícias.
Um grande abraço,

Pina Jorge