13.ª Corrida do Castelo (2010)

A Maratona do Porto aproxima-se a passos largos.
Já estamos a menos de 2 semanas para a minha estreia nesta distância e, finalmente, o volume de treino começou a diminuir. Mas foi apenas o volume que diminuiu porque a intensidade, essa, manteve-se alta.
O treinador decidiu que as medidas de austeridade também deviam ser impostas aos treinos e, vai daí, aumentou as distâncias a percorrer e diminuiu o tempo de descanso (e aqui não há reuniões de concertação para negociar estas medidas...).
Para fechar a semana nada melhor do que uma prova (que não estava nos meus planos). Tratou-se da 13.ª Corrida do Castelo, em Santa Maria da Feira.


A prova era aqui ao lado, na cidade onde trabalho e, como a ideia inicial era fazer um treino de ritmo (e acabou por ser mas com um ritmo mais forte do que eu tinha pensado), lá fui fazer os 10 kms.
Assim que o tiro de partida soou tive que fazer um slalom por entre os participantes (a prova teve uma boa adesão e os participantes eram muitos) para chegar às posições que eu queria. Ao passar a marca do 1.º Km olhei para o cronometro - que marcava 3'31'' - e pensei "este ritmo já é forte demais para o que eu quero, vou abrandar". E assim fiz ou, pelo menos, penso que fiz. O que é certo é que passei aos 2 kms com 6'58'' e aos 3 kms com 10'27''. A primeira volta (a prova tinha 2 voltas com 5 kms cada uma) estava quase a terminar e eu fui mantendo o ritmo vivo. A frequência respiratória, apesar de elevada, ia controlada e as pernas iam-me dando bons sinais e eu decidi manter (mas com receio de quebrar na 2.ª volta e ter que sofrer bastante para chegar à meta). Passei aos 5 kms com 17'39''.
Na 2.ª volta o meu objectivo era tentar manter o ritmo pois aumentar era, para não dizer impossível, muito difícil. E assim fiz. Lá fui controlando a situação para minimizar o sofrimento. Ao longo do percurso, colocados quase estrategicamente, encontrei alguns colegas (Quimzé, Isabel, Zé Roberto) que me incentivaram e a quem agradeço. Obrigado!
Terminei os 10 kms com o tempo de 35'24'' (média de 3'32''/km) na 55.ª posição da Geral (26.º Sénior Masc.).
Fiquei bastante satisfeito com o meu desempenho pois fiz uma média bastante razoável o que, juntando ao volume que já levo, me dá boas indicações para a Maratona.

Comentários

El Guerrouj (Hélder) disse…
Fizeste uma excelente prova nesta corrida. Parabéns hugo estás no bom caminha para a Maratona. Bem, eu apesar de estar a treinar bem tive agora um contratempo relacionado com um dente que me está a preocupar e a obrigar-me a tomar medicamentos. Bem se não nos virmos na Gafanha porque é propável que não possa fazer a prova....até dia 7! O grande dia. Abraço
Hugo Gomes disse…
Obrigado Hélder!
O trabalho de casa está feito agora é recuperar convenientemente e gozar a Maratona ao máximo.
Boas e rápidas melhoras.
Um abraço!