7.ª Maratona do Porto - 2010

Diz quem anda nestas andanças há mais tempo, que apesar de numa maratona se sofrer muito, o que custa não é o que se passa no dia da prova. Isso é o culminar, é a festa. O que custa é prepará-la, é treinar duro durante vários meses (12 semanas no meu caso), é abdicar de muitas coisas... Mas tudo isso é compensado com o prazer de cortar a meta após ter completado os míticos 42.195 metros. Hoje eu senti isso "na pele"...
Levantei-me cedo, ainda o sol e o galo estavam deitados. Queria tomar o mesmo pequeno-almoço de todos os dias e ter a certeza de que a digestão estaria feita à hora da prova. Voltei a certificar-me que nada faltava no saco e fiz-me à estrada ao encontro dos meus companheiros da luta. Não estava nervoso, pelo contrário, sabia que o trabalho da casa estava feito (obrigado Branco e todos os companheiros que comigo sofreram treino após treino, km após km) e que agora era acreditar nas minhas capacidades e tentar sofrer o menos possível (pois o sofrer era certo).
À medida que nos aproximávamos do local da partida as condições climatéricas pioravam. A temperatura estava boa mas a chuva e o vento não eram bons aliados. Felizmente as coisas melhoraram e a chuva parou durante toda a Maratona, apenas o vento nos fez companhia, podia ter sido pior.

 (A equipa do C. A. Ovar reunida antes de se deslocar para a partida. Da esquerda para a direita: Jorge Miguel, Hélder, Joaquim, Hugo e Carlos. Falta o Rui que se juntou a nós na partida)

9 horas, o tiro de partida soou junto ao Palácio de Cristal (uma palavra de felicitação para a organização que esteve muito bem em todos os aspectos)  e eu iniciava a minha primeira Maratona.
Os kms iam passando suavemente, dentro do ritmo que estava estipulado (próximo dos 4 min./km) e foi com facilidade que atingi a marca da Meia Maratona, na Afurada. Estava a ser um passeio à beira Douro bastante agradável. E assim continuou até aos 29/30 kms. Aí, no Freixo, com 12/13 kms para cumprir e, como me ia a sentir tão bem, decidi apertar um pouco o andamento.

 (Passagem aos 15 kms)

Mas, como já alguém disse, "meus amigos, a Maratona começa agora, aos 30 kms" (também ouvi outra boa que diz que a Maratona é uma espera de 32 kms para uma prova de 10). Enfim, a Maratona é uma prova de paciência e não perdoa abusos.  Acabei por pagar cara esta ousadia. Aos 38 kms as pernas começam a ceder. O ritmo abranda, olho para o cronómetro e ainda é possível fazer as 2h 50 min. que eu quero, só não posso quebrar muito. Mas as pernas não querem colaborar, só a muito custo consigo manter o ritmo nos 4 min. 30 seg./km. Tudo o que eu possa dizer sobre estes kms é pouco. Foram  simplesmente os 5 kms mais custosos da minha vida. O público vai incentivando (nos locais onde havia mais público até parece que era mais fácil correr), entro na Avenida da Boavista, começo a avistar os pórticos ao fundo, o meu rosto ilumina-se-lhe, transfigura-se, estou prestes a terminar a minha primeira Maratona. Quando, finalmente, passei a meta o cronómetro marcava 2 horas 52 minutos e 29 segundos. Um tempo ligeiramente acima do que eu tinha idealizado mas, ainda assim, satisfatório. A classificação, pouco importante para o caso, ditava o 56.º lugar da Geral (33.º Sénior).

 (A expressão diz (quase) tudo)

Foi uma experiência fantástica que pretendo repetir (daqui a uns bons tempos porque os próximos dias serão mais ou menos assim...).

Comentários

sica disse…
Aqueles últimos kms, a subir com o vento contra foram tremendos. Depois passar a rotunda e ainda ter de correr quase 2 kms para abordar a subida final foi de facto doloroso.
Descanso que o corpo aguenta muito,mas também precisa de recuperar.
Rui Costa disse…
Excelente, Hugo! Muitos parabéns, no próximo sábado lá estaremos para comemorar :-)

Lembrei-me de um anúncio da Nike:

"There are clubs you can't belong to, neighborhoods you can't live in, schools you can't get into, but the roads are always open."
liliana disse…
PARABÉNS meu Amor!!

És sem dúvida alguma um grande orgulho para mim!!

Beijo enormous...
Triatleta disse…
Hugo, estás de parabéns, por teres concluído uma maratona que eu desejo fazer.

Quanto ao andar novo após a prova, é natural e saudável ;-)

Bons treinos e um abraço!