17.ª S. Silvestre Cidade do Porto

Domingo, final da tarde na cidade do Porto e a Avenida dos Aliados está apinhada de gente. Se fosse a Rua de Santa Catarina, dada a época natalícia que se vive, ainda se poderia justificar com a azáfama das compras mas não é. O que se passa então? É mais uma edição da corrida S. Silvestre Cidade do Porto.



Por entre as rabanadas e o bolo rei lá arranjei um tempo para ir ao Porto correr esta prova emblemática. Eu e mais 5.000 pessoas, dado que o limite das inscrições foi atingido bem antes do fim de semana, esgotando assim as inscrições. A noite estava fria mas a Avenida estava fantástica com todo o movimento que caracteriza uma prova desta envergadura.


O momento não é de forma - nem é isso que se pretende nesta altura - mas o orgulho e a concorrência [e uma espectadora VIP dizem as más línguas ;)]  não permitem encarar a prova de outra forma que não seja dar o meu melhor.
Feito o aquecimento (e posta a conversa em dia) lá nos dirigimos (cedo pois os 5.000 inscritos assim o exigem) para a partida para tentar tomar o melhor lugar possível. Nunca tinha corrido esta prova mas dizem os mais rodados que dura é o melhor adjectivo para a descrever. Vai daí que eu tenha encarado a parte inicial com algum cuidado não fosse apanhar alguma surpresa.
A prova consistia em 2 voltas de 5 kms cada, perfazendo 10 kms no total. Cada uma das voltas tinha metade a subir (da Praça da Liberdade até à Praça do Marquês de Pombal)  e metade a descer (da Rua da Constituição até à Avenida dos Aliados), ambas custosas embora por razões diferentes.
Ao longo de todo o percurso tinha sempre bastante público a assistir e a apoiar os atletas o que foi muito bom e me deu ânimo.
Consegui fazer a 2.ª volta mais rápida que a 1.ª (negative split) o que foi bastante bom e mostra que, afinal, não estou assim tão mau...

(No final da prova com o Marco - Arvor - e o Jorge - Afis -, meus colegas de treino e igualmente discípulos do treinador António Branco. O Jorge fez, mais uma vez, uma prova fantástica terminado juntamente com a 1.ª atleta feminina - Fernanda Ribeiro)

Relativamente ao tempo, demorei 36' 43'' (ritmo médio de 3' 40''/km) a cumprir a prova o que me permitiu qualificar em 76.º lugar da classificação Geral e 47.º lugar do escalão Sénior Masculino.

Comentários

liliana disse…
Oh meu Atleta..
Mais uma vez estás de Parabéns!! Para mim, foi um enorme prazer acompanhar-te até à Avenida dos Aliados e partilhar contigo este grande momento. Adorei!!
Um beijo