26.º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja

A cidade de Estarreja recebeu este domingo o 26.º Grande Prémio de Atletismo. Este ano com a particularidade de ser simultaneamente o Campeonato Distrital de Estrada.


O dia acordou bastante chuvoso, frio e ventoso, o que - para além de ser desagradável para a corrida - punha em causa o meu objectivo de baixar os 35' aos 10 kms. Contudo, à medida que a hora da prova se aproximava, a chuva foi parando e, climaticamente, a corrida até não foi má.
Depois das provas dos escalões mais jovens e das juniores/séniores femininas (foi uma prova separada do sector masculino), era chegada a nossa vez de correr. A prova - com 10 kms de extensão - consistia em duas voltas - uma volta pequena (cerca de 3 km) e outra grande (com a restante distância).
Como havia estabelecido um objectivo bastante claro para esta prova (baixar os 35', nem que fosse por 1 segundo) procurei cumpri-lo. Assim parti com moderação (como é meu hábito) e passei com 3'31'' ao 1.º km. Óptimo, pensei eu. Agora é só manter o ritmo!
E assim foi. Fiz toda a prova com um ritmo controlado - entre os 3'27'' e os 3'31''/km -, senti-me bastante bem - só nos últimos 2 kms é que tive que sofrer um pouco - e consegui alcançar o meu objectivo - 34'41''.
No km final fui alcançado pelo meu colega de equipa Hélder e acabámos por ter um desfecho de prova semelhante à Corrida do Mártir - Cucujães, Agosto.2010 mas, desta feita, com a vitória a sorrir-me a mim... :)
Colectivamente o C. A. Ovar - que se fez representar por muitos e bons atletas - conseguiu um honroso 5.º lugar.

Comentários