VII Duatlo de Perosinho - 22.Abril.2011

Perosinho recebeu ontem a sétima edição do Duatlo de Perosinho, prova organizada pelo clube local de Triatlo.


A manhã não estava nada convidativa para a modalidade, com muita chuva e bastante frio mas, ainda assim, apareceram algumas dezenas de bravos atletas para participar nesta festa.
Esta prova, disputada na distância Sprint (5 km de corrida + 20 km de ciclismo + 2,5 km de corrida), tem um carácter de promoção, verificando-se isso mesmo, com vários atletas a experimentar esta modalidade.
Não tendo esta prova o segmento de natação eu sabia que poderia fazer uma prova interessante mas não estava à espera do que viria a acontecer.
Dada a partida - não sem antes cantarmos os parabéns à gloria do ciclismo, o organizador e aniversariante Venceslau Fernandes - o ritmo da corrida foi, como seria de esperar, forte, formando-se na frente um grupo com meia dúzia de atletas. Eu preferi resguardar-me um pouco e fiquei com o segundo grupo. Na segunda volta (a primeira corrida consistia em 2 voltas a um percurso com bastante empedrado e muitas mudanças de direcção) mantive o andamento e cheguei à primeira transição juntamente com alguns atletas do primeiro grupo que entretanto se foi desagregando.
Fiz uma boa transição e parti para o percurso de ciclismo (4 voltas a um percurso com 2 subidas violentas - uma mais do que outra - e uma parte bastante sinuosa com umas curvas muito fechadas). Dada a proximidade do Triatlo Longo de Lisboa e as condições climáticas que se faziam sentir decidi não arriscar no segmento de ciclismo, fazendo todas as curvas com precaução pois qualquer queda poderia colocar toda a preparação em causa. Durante todo o segmento de ciclismo circulei sozinho - não por opção mas porque assim sucedeu. Não me consegui aproximar do duo que seguia à minha frente nem nenhum dos atletas que seguiam atrás de mim se conseguiu colar.
Chegado à segunda transição faltava apenas 1 volta de corrida (2,5 km) para terminar a prova. Sabia que estava bem posicionado mas não sabia a minha classificação. Fiz uma corrida regular, mais uma vez sem passar ninguém mas também sem ninguém passar por mim. Só quando terminei a prova (em 1h 09m 30s) é que a minha namorada - que madrugou para me acompanhar! Obrigado! - me disse que tinha terminado em 5.º lugar. Foi um excelente resultado. Bem sei que é uma prova de promoção e que o número de atletas é reduzido, mas ainda assim foi muito bom.
Para finalizar resta-me parabenizar a organização pela prova (apenas o facto dos circuitos - quer de corrida quer de ciclismo - estarem abertos ao trânsito é de lamentar, ainda assim bastante minimizado pelo trabalho da G.N.R. e dos colaboradores) e desejar que iniciativas como esta tragam mais atletas para a modalidade.

Comentários

Mark V disse…
Viva Hugo,

Grande prova! Estás em grande forma e se tivesses arriscado provavelmente talvez tivesses chegado ao pódio.

Boa Sorte para Lisboa!
1 abraço
Mark
sica disse…
Parabéns pelo resultado, é um incentivo extra para continuares a treinar forte.
Temos encontro marcado para Lisboa.