VI Lisbon Long Distance International Triathlon

Vamos já à parte mais importante: terminei o meu primeiro Half Ironman!
Isto dito (escrito) assim desta forma pode parecer bruto - e foi!... - mas já lá vamos.
Há já algum tempo (desde o início da época, mais precisamente) que eu tinha pensado em aumentar a distância das minha provas. A passagem para a distância Olímpica era óbvia e não levantava grandes questões mas, sendo a Natação o meu "calcanhar de Aquiles", quem nada 1500 metros também nada 1900... Vai daí, decidi que este ano me aventuraria na distância Half Ironman (1,9 km de Natação + 90 km de Ciclismo + 21,1 km de Corrida). E, porque não em Lisboa?! E assim foi.

Depois de muitos treinos (e muitas incertezas e inseguranças) eis que chega o grande dia!
O dia anterior (sexta) tinha sido diluviano. Metade de Lisboa estava inundada e a prova ameaçava ser prejudicada pelo tempo. Ainda relativamente a sexta, vai-me ficar na memória o ambiente que se vivia no terraço do Tryp Hotel, onde estava instalado o secretariado e a expo da prova. Tanta gente, tantas línguas, tanta diversidade unida numa só coisa - o Triatlo! Imperdível!
Continuando. A manhã de sábado começou bastante cedo (apesar de tudo consegui dormir bastante melhor do que o que estava à espera) e, felizmente para todos, com um tempo bem melhor que o dia anterior. Depois dos preparativos habituais, lá fui para o local da prova. Quando cheguei ao parque de transição, cerca das 6h30m, encontro o Nuno (meu colega do Porto Runners) que, como foi participar no King of the Sea, decidiu ir dar-nos uma força (o Porto Runners fez-se representar por 4 triatletas: Rui Costa, António Ribeiro, Pedro Lopes e Hugo Gomes). Obrigado Nuno! Feito o body marking (mais uma estreia para mim) é tempo de colocar todo o material no parque e conversar com a malta conhecida (esta é sempre uma parte interessante das provas!).


A hora da partida aproximava-se e eu, que já tinha dado umas braçadas no Oceanário, não estava muito nervoso (bom sinal!). A buzina soou e eu lanço-me para os 1.900m de Natação. Adoptei a única estratégia possível: seguir no meu ritmo. Apesar do número de triatletas (558 à partida) não apanhei muita confusão (o habitual, apenas) e foi com algum à vontade que dei por mim já na segunda volta a caminho do final da Natação. O segmento que eu mais temia estava feito, sem problemas de maior e dentro do tempo que eu tinha idealizado. Venha o Ciclismo!


Este segmento era composto por 4 voltas que totalizavam 90 kms. Os kms foram passando, o ritmo estava ligeiramente acima do que tinha pensado mas, como me estava a sentir bem, deixei-me ir. A meio da última volta senti um mau estar nas coxas e, para precaver dissabores, liguei o cruise control até ao final do segmento. Ainda assim o tempo deu mais rápido cerca de 6 minutos do que o previsto e os estragos já estavam feitos.
Só faltava a Corrida e aí eu não tenho problemas, pensei. Bem me enganei... O objectivo era fazer 1h30min, pelo que saí ao ritmo pretendido de 4'25''/4'30''/km. Nos kms iniciais as picadas nas coxas eram constantes mas eu tinha um objectivo a cumprir e mantive o andamento. Fui mais forte que as picadas e elas desistiram. Até que, aos 10 kms, começou-me a doer tudo e tive mesmo que baixar o ritmo. Não havia mais nada a fazer, só me restava arrastar-me até à meta mas, com 2 voltas (10 kms) por cumprir, esta foi uma tarefa muito (mesmo muito) complicada.


A minha prova em números:
Natação: 00:42:35
1.ª Transição: 00:04:05
Ciclismo: 02:48:40
2.ª Transição: 00:02:18
Corrida: 01:38:11
Final: 05:15:51
Classificação: 287.º Lugar da Geral (530 atletas concluíram a prova)

Nestas provas a gestão do esforço é fundamental e, possivelmente devido ao entusiasmo e à vontade de fazer um bom tempo, no Ciclismo fui mais rápido do que devia o que se veio a reflectir na Corrida. Apesar de não afectar a minha estimativa do tempo final (5h15m) o sofrimento da Corrida foi muito complicado de suportar. Há que aprender com os erros. Esta foi a minha estreia nesta distância e, apesar da parte final, gostei bastante da experiência. É sem dúvida para repetir. Venha de lá S. Jacinto!

Não podia terminar sem agradecer a todos aqueles que contribuíram, das mais diversas maneiras, para o meu (quase) sucesso nesta prova, especialmente aos meus colegas de treino, aos "misters" André e Branco e à minha namorada que me apoia e acompanha nestas aventuras. Obrigado!


Comentários

sica disse…
"quase sucesso" , deixa-te disso sucesso absoluto, terminaste a prova, na primeira vez este tem de ser o único objectivo, o Triatlo Longo é isto mesmo, descobrir até onde conseguimos ir e para primeira passaste com distinção.
Tens uma enorme margem de progressão basta teres a paciência e persistência necessária que provavelmente até te irás surpreender a ti próprio.
Unknown disse…
Grande Hugo muitos parabens. O teu sucesso é enorme. Acabar uma coisa dessas é um feito para qualquer um de nós. Muitos parabéns. Continua a treinar certinho. Com sorte ainda nos vemos um dia destes num longo...
Grande abraço.
liliana disse…
Pois é meu Amor... Estás de Parabéns!!! Acredita que para mim foi muito emocionante ver-te e acompanhar-te nesta grande prova. Venham lá as outras... És o meu orgulho!! Beijo grande
Jorge Almeida disse…
Em 5 horas tudo acontecer!Agora em S. Jacinto já tens boas referências e podes baixar as 5 horas!! Parabéns!! Já agora quando vamos fazer uma volta à varela?
Triatleta disse…
Muito bem Hugo!

Parabéns!
Anónimo disse…
Mais importante que o tempo final é o facto de teres lutado contra as adversidades da prova e do dia. Parabéns por isso.

Abraço,
Pedro Vieira
http://teamcortesia.blogspot.com/
Rui Costa disse…
Grande Hugo, muitos parabéns!!!!
Mark V disse…
Viva Hugo,

Grande prova e grande ciclismo! Na corrida confesso que fiquei surpreendido, mas depois de ler o texto já se percebe porquê.
Como já disseram aqui tens ainda muito para progredir . Os meus parabéns!

1 abraço
Mark