Campeonato da Europa de Triatlo - Pontevedra 2011

A cidade de Pontevedra, na vizinha Galiza, recebeu entre os dias 23 e 26.Junho o Campeonato Europeu de Triatlo.


Foram 4 dias repletos de actividades com milhares de pessoas a partilharem uma mesma paixão: o Triatlo.
Portugal esteve muito bem representado neste Campeonato, com uma comitiva de cerca de 50 atletas.


Do Norte do nosso país, entre outros elementos, rumaram a Pontevedra mais de meia dúzia de triatletas do Porto Runners para competirem no Campeonato de Europa de Triatlo Age Groups. Alguns eram repetentes (Lisboa 2008 e Vitoria-Gasteiz 2010) outros, como era o meu caso, iriam representar as cores nacionais pela primeira vez.
Durante estes dias aproveitamos, não só para ver/participar nas competições de Triatlo, mas também para fazer alguma praia (ficámos hospedados em Portonovo) e alguns treinos, juntando assim o útil ao agradável.
Os pontos altos destes Campeonatos foram no fim de semana.
No sábado, depois de várias provas dos escalões mais novos, decorreu a prova das elites femininas (onde participaram a Maria Areosa e a Anais Moniz).
A meio da tarde decorreu a prova de Triatlo Adaptado (Paratriatlo) onde Portugal se fez representar pelo Pedro Basílio. Esta foi de facto uma prova impressionante. É fabulosa a coragem e a capacidade de adaptação destes atletas que, com os mais variados handicaps, nos dão autenticas lições de vida em cada braçada, em cada pedalada e em cada passada.
Ao final do dia foi a vez das elites masculinas entrarem em acção. Por Portugal competiram o João Silva, o João Pereira, o Bruno Pais, o Duarte Marques e o Miguel Arraiolos. Apesar de ter perdido o segmento de Natação e a quase totalidade do segmento de Ciclismo (estava na extensa fila para a colocação do material no Parque de Transição) foi óptimo ter a possibilidade de ver ao vivo os melhores atletas da modalidade (os irmãos Browlee são de facto brilhantes).



No domingo entravam em acção os Age Groups (no sábado de manhã já tinha decorrido a prova Sprint dos AG, mas a distância Olímpica era, sem dúvida, a de eleição).
Para mim foi com enorme orgulho que vesti as cores da selecção nacional pela primeira vez. Foi uma experiência maravilhosa e, certamente, surgirão outras oportunidades de repetir esta experiência.



Depois da azáfama habitual no Parque de Transição, era chegada a hora de iniciar a prova. As partidas estavam divididas por Age Groups que partiam desfasados entre si 5 minutos. Este facto, se por um lado  facilitou bastante a tarefa - para quem está habituado a partir no meio de 200 ou 300 atletas - por outro fez com que eu tivesse menos companheiros na água e acabasse por fazer quase todo o segmento sozinho. Ainda assim, no final dos 1500 metros, o tempo que o relógio marcava alegrou-me e fez-me acreditar que as 2h 30min seriam possíveis de alcançar.
O segmento de Ciclismo - sem drafting (aqui sim, cada um mostra o que vale) - e com um percurso exigente (2 voltas de 20 kms cada, com um sobe e desce inicial e um subida final de 4 kms até ao ponto de retorno) passou rapidamente e, quando dei por mim, já estava de regresso ao Parque de Transição para iniciar a corrida.
Inicialmente as pernas estavam um pouco queixosas pelo que decidi fazer a primeira volta (o segmento de corrida era constituído por 4 voltas de 2,5 kms cada que percorriam as ruas estreitas da cidade - apinhadas de gente a animar os atletas - e terminavam com uma volta no estádio) a um ritmo mais controlado. Aos poucos o corpo foi-se habituando e as restantes voltas já foram a um ritmo mais elevado, terminando a prova bastante bem e dentro dos objectivos estabelecidos.


A prova em números:

Natação: 29'59''
T1: 2'43''
Ciclismo: 1h11'59''
T2: 1'29''
Corrida: 39'00''
Total: 2h25'08''
Classificação: 32.º Lugar do AG 30-34

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns! Deve ter sido, acima de tudo, uma grande experiência.
Também quero!!!

Pedro Vieira
Rui Costa disse…
Grande Hugo, muito muito bom! Em grande, primo!
Mark V disse…
Parabéns Hugo pela brilhante representação das cores nacionais que estou certo te dão bastante ânimo para continuares a treinar com essa força!

1 abraço!
Unknown disse…
Estás em grande amigo. És um exemplo para todos. Continua assim. GRande corrida que fizeste.... 39´ UUUAAAAUUUUU
liliana disse…
Bem... Mas que qualidade!!!!
Ser tua namorada é um grande privilégio... Um orgulho!!

Aquele beijo...
Anónimo disse…
Meu Caro Hugo,

Parabéns por este teu espaço... Reflecte o campeão, o profissional e a pessoa que és...

Tens estado uma máquina..
Os meus parabéns pelos teus resultados..

Espero que a Família do Triatlo, do PortoRunners e/ou simples amigos, possam continuar a contar com a tua presença!!!

Obrigado pelos teus conselhos e pela força nas várias Provas!!

Um forte Abraco e um até breve..

Nunu
Anónimo disse…
Já foi quase td dito, tanto na tua descrição da prova, como nos comentários subsquentes.
Fizeste uma gd prova, e dignificaste as cores nacionais.
E para qd um IronMan?
:-)
2013?

Um gd abraço
Pedro