Um homem, dois dias, duas cidades, duas provas...

Este meu fim de semana quase dava argumento para um filme.
Parece que já estou a ver...
"Um homem, dois dias, duas cidades, duas provas..." (suspense)

Sábado

Aveiro recebeu este fim de semana a 2.ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo.


Apenas uma semana após o Campeonato da Europa de Pontevedra e, com tantos relatos "negros" ainda ponderei não realizar esta prova. Contudo, depois de Montemor não me ter corrido nada bem, e com alguma esperança de conseguir ir à finalíssima do Campeonato Nacional de Triatlo, decidi participar.
A prova decorre bem no centro da cidade, num belo local e com bastante público a assistir. Parecem reunidas as condições para uma prova fantástica. Puro engano!
Se a água do canal, ainda antes dos atletas iniciarem o aquecimento, já tem uma aspecto duvidoso, quando cerca de 200 almas entram na água e se iniciam as movimentações, todos os sedimentos, maus cheiros, etc. surgem e é uma experiência indescritível permanecer naquelas águas (aqueles momentos antes da partida são inenarráveis)... Dada a partida há que contar com um canal estreito para todos os atletas, que ainda para mais se cruzam, uns na ida e outros já no regresso. É de facto um segmento de Natação sui generis o desta prova. Para um mau nadador como eu há ainda a acrescentar o facto da água estar a 23ºC e, como tal, não ser permitido o uso de fato isotérmico. Fiz o melhor que pude mas quando saí da água não pude deixar de ficar um pouco desanimado, voltei a nadar os 1500 metros bem acima dos 30 minutos...
Transição feita haviam 6 voltas de Ciclismo para cumprir num total de 40 kms. Muitas voltas, muitos retornos e algum sobe e desce constituíam este desgastante percurso. Como habitualmente fui pedalando, quase sempre sozinho, tentando recuperar posições. Ia já na terceira volta quando fui apanhado por um grupo que seguia a bom ritmo. Aproveitei a oportunidade e integrei-me, resistindo até ao final do segmento às diversas mudanças de ritmo a que a tecnicidade deste percurso convidava.
Mais uma transição e mais uma corrida (4 voltas num total de 10 kms). Adoptei a táctica que havia seguido em Pontevedra - a primeira volta a controlar e as outras sempre a melhorar - pois as pernas doridas assim o exigiam. Num percurso bonito, sempre nas margens do canal onde havíamos nadado, o tempo passou depressa e a meta chegou rapidamente.

 (O Porto Runners Triatlo fez-se representar por Jorge Carneiro, Hugo Gomes, Nuno Ribeiro e Nélson Sousa)

Consegui melhorar o tempo relativamente à prova de Pontevedra e mantenho entreaberta a janela que me pode levar à finalíssima...
A prova em números:
Natação: 34:17
T1: 00:58
Ciclismo: 1:09:13
T2: 00:51
Corrida: 38:34
Total: 2:23:56
Classificação: 81.º Geral / 42.º Sénior Masc.

Domingo

A Piscina Olímpica (50m) do Complexo do Jamor recebeu este fim de semana o Campeonato Nacional/Open de Verão de Masters.
Apesar de fraco nadador, gosto do espírito destas competições e, havendo oportunidade, participo. Assim, domingo de manhã lá me encontrei com um colega para, em conjunto (numa agradável viagem de comboio), nos dirigirmos para Oeiras, onde já se encontrava a equipa de Masters do C. D. Feirense que havia participado nas provas de sábado.

(O Clube Desportivo Feirense contou com a presença de 7 atletas:  André Bastos, Daniel Oliveira,
Fernando Duarte, João Bastos, Hugo Gomes, José Roberto Silva e Patrícia Oliveira)

Apenas participei na prova de 100 metros livres (sim, fiz 600 kms para nadar 100 metros) e, apesar do cansaço do dia anterior, consegui pela primeira vez baixar da marca dos 1:30. Nadei os 100 m livres no tempo de 1:29.97, alcançando a 17.ª posição do meu escalão.

Comentários

Anónimo disse…
Estás em grande! Força Hugo.

Pedro Vieira
MT disse…
Grande prova, sempre de trás para a frente. Quando me passaste ainda tentei ir na roda, mas já não tinha pernas para tanta mudança de ritmo. Fica para a próxima
Unknown disse…
Grande Hugo. Sempre em forma. É assim mesmo. Parabens amigo. Força nas canetas que a época ainda não acabou!!! Muitas provinhas para fazermos ainda.
sica disse…
Hugo, com a evolução que tenho visto e essa vontade de melhorar o segmento de natação tenho a certeza que no próximo ano vais sair da água mais à frente e depois vai ser um caso serio para te acompanhar :-)
abraço e bons treinos
Jorge Almeida disse…
Sempre a melhorar!!! Estas a ficar em grande forma! em 2012 isso vai ser para partir tudo. Abraços e bons treinos.