III Triatlo Varzim Lazer - 24.Set.2011

A cidade de Póvoa de Varzim recebeu este sábado, uma vez mais, a comunidade triatlética para a 3.ª edição do Triatlo Varzim Lazer.
Sendo uma prova disputada na distância super-sprint (300m de natação + 10kms de ciclismo + 2,2kms de corrida) é uma óptima oportunidade para aqueles que se querem aventurar no mundo do triatlo mas têm algum receio das distâncias superiores. Com mais uma "vantagem", o percurso de natação é realizado na piscina (de 50 metros).
E assim foi. Foram muitos os atletas (e as atletas também) que se lançaram a este desafio pela primeira vez e, uns com mais facilidade do que outros, lá completaram o seu primeiro triatlo. Esperemos que o vício se instale e a comunidade triatlética ganhe, com estas iniciativas, mais adeptos.


Quanto à minha prestação, não sendo esta, de todo, uma distância que me agrade, não foi má. Cumpri as 3 voltas de natação (sem levar nenhuma volta de avanço!) e lancei-me para o ciclismo procurando ganhar algumas posições. Na 1.ª das 2 voltas passei alguns companheiros mas nunca consegui apanhar um grupo que seguia alguns metros à minha frente, pelo que fiz todo o percurso sozinho. Num ápice estava novamente no parque de transição. A corrida, extremamente curta, só tinha uma táctica - sprintar do princípio ao fim. E assim foi. Fiz todo o segmento ao máximo (que pude), alcançando a meta 30 minutos e 46 segundos depois da partida (17º lugar da classificação geral).


No final nada como umas costelinhas grelhadas acompanhadas de arroz de feijão e um copo de tinto do Douro, na companhia dos colegas do Porto Runners, para retemperar as forças.


Agora, com a época triatlética terminada para mim, vou-me concentrar na corrida. A Meia Maratona de Ovar está já aí e a Maratona do Porto não tarda.

Comentários