Meia Maratona Sport Zone - 18.Set.2011

No dia em que, em Lisboa, se realizou a 3.ª etapa do Campeonato Nacional Individual de Triatlo (ainda ponderei ir lá competir mas 600 kms...) desloquei-me ao Porto para fazer a Meia Maratona Sport Zone.



A cidade estava em festa, havia gente aos magotes (para além da Meia Maratona decorreu também a Mini Maratona de 6 kms) e, por todo o lado, as camisolas laranja da prova coloriam as ruas. Para ajudar à romaria a manhã estava bastante solarenga e o tempo agradável (apenas um vento chato se fazia sentir).
Os meus treinos ainda não são muitos pelo que os objectivos não podem ser muito ambiciosos. A ideia era fazer uns kms mais rápidos e preparar a Maratona do Porto (6.Nov).
Chegado à partida e, depois de um breve aquecimento, dirigi-me para o pórtico da partida onde já se encontravam centenas de pessoas. Lá furei (furámos) o que pude e fiquei a cerca de 50m da linha de partida. Já sabia que o início não ia ser grande coisa, dada a quantidade de participantes, mas nunca pensei que fosse tão mau.
A partida atrasou 25 minutos o que nos fez ficar ali, comprimidos e a arrefecer, mais de meia hora. Lamentável!... Depois é a velha questão do pessoal que - a meu ver com muita falta de civismo - se coloca na frente da partida (vão para lá com mais de uma hora de antecedência para garantir os lugares da frente e nem aquecem - também não precisam...) para depois realizar a prova a um ritmo bastante lento, bloqueando os atletas que têm andamentos mais rápidos. Enfim!
Eu demorei 20 segundos a chegar à linha da partida e só com 500 metros de corrida é que consegui desenvencilhar-me do pessoal mais lento e começar a correr ao ritmo pretendido.
De resto, a prova em si não tem grande história. Pretendia fazer os primeiros 10 kms a cerca de 4'/km e depois acelerar um pouco para os 3'50''/3'55''/km. Acabei por fazer toda a prova praticamente ao mesmo ritmo e, apesar da frequência cardíaca ligeiramente alta (faltam-me treinos), foram as pernas que mais se queixaram com os últimos kms a serem feitos já com algum custo.
No final o tempo alcançado - 1h 22' 38'' (ritmo médio: 3'55''/km; 149.º lugar da classificação geral) - foi satisfatório.
O próximo teste para a Maratona será em Ovar, no dia 5.Out.

Comentários

Unknown disse…
GRande Hugo. Sempre em forma. Muitos parabens. Eu para fazer isso teria que treinar anos para lá chegar :) És um excelente corredor amigo. Muito bom
Grande abraço.