Avançar para o conteúdo principal

23.ª Meia Maratona Cidade de Ovar - 05.Out.2011

A cidade de Ovar recebeu hoje, pela 23.ª vez, a Meia Maratona local.


O tempo quente fez-se sentir e a festa do Atletismo encheu as ruas da cidade.
O percurso, interessante como sempre, percorria ao longo dos seus 21,1 kms a cidade, a floresta, a praia e a ria.
Os participantes eram muitos (1826 atletas cruzaram a meta da Meia Maratona e mais de 2000 participaram na Caminhada) e o público a apoiar também não faltou.
O início da prova foi pontual e às 10.00 horas os atletas partiram para o desafio.
Nesta edição, a introdução do chip foi uma (boa) novidade. Assim, não só a classificação é mais simples, como acabaram com os impostores que iniciavam a prova a meio ou que se "esqueciam" de cumprir todo o percurso. Um bem haja à organização pela iniciativa.
E, já que estamos a falar da organização (a cargo do Afis que, na minha opinião, esteve bem), aproveito para deixar um reparo. Apesar das dificuldades (financeiras e não só) compreensíveis para manter uma prova destas não se justifica que no final da prova apenas nos fosse cedida uma garrafa de água (33cl). Uma situação a rever. E, já que estamos em maré de pedir, esta prova já merecia uma t-shirt técnica em vez das habituais de algodão.
Uma outra situação desagradável - embora a organização não seja responsável - foi o facto de, este ano, não haver transmissão televisiva da prova. Não se compreende que a RTP exija o pagamento de uma verba para efectuar a transmissão. Onde está o nosso serviço (ainda) público de televisão? O desporto é mais (muito mais) do que o Futebol (para este há sempre disponibilidade!).
Relativamente à competição há a registar a presença de um lote interessante de atletas (quer no setor masculino quer no feminino) a disputar a prova (para o qual contribui certamente o valor do prémio).
Nos homens o vencedor foi o Sérgio Silva, recentemente Campeão do Mundo de Duatlo. No 3.º lugar ficou um dos meus companheiros de treino - Leonel Fernandes. Que grande prova, muitos parabéns!
No setor feminino a vencedora foi a Jéssica Augusto - a preparar a Maratona de Nova Iorque - que, com o tempo de 1:09.13 horas, bateu o recorde do percurso (que pertencia a Fernanda Ribeiro, com mais seis segundos, desde 1998).
Sobre a minha prova posso dizer que estou extremamente feliz com o resultado. As expectativas eram altas e, contrariamente ao meu costume, decidi que iria partir pensando no tempo (abaixo das 1:17:00 horas). Para cumprir o meu objectivo teria que andar (correr) a um ritmo ligeiramente abaixo dos 3:40/km. Os kms iniciais foram um pouco mais rápidos e, após a subida do 7.º para o 8.º km decidi deixar o grupo onde seguia (ainda faltavam 13 kms para a meta...). O meu colega de treino Marco ficou comigo e seguimos juntos, ultrapassando pessoal, até ao abastecimento dos 15 kms. Aí o Marco atrasou-se ligeiramente e eu acabei por ficar sozinho (como fui até ao final). Passei um bocado mal entre os 15 kms e os 18 kms (as pernas estavam a começar a ceder e o ritmo baixou um pouco). Mas, à medida que a meta se aproximava e os atletas da frente iam quebrando, as forças retornaram e consegui acabar bem dentro dos objetivos estabelecidos. O tempo final de 1:16:15 horas (média de 3:37/km) é, para mim, muito bom e deixa boas perespetivas para a Maratona do Porto.


Apenas uma nota final para o novo equipamento (camisola) do Clube de Atletismo de Ovar. Foi uma mais valia. Para além de um novo design é mais leve e confortável. Obrigado aos que tornaram isto possível.

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns, estás a correr de forma fantástica.

Pedro Vieira
Unknown disse…
Grande Hugo.
Sim senhor.
Muitos parabens campeão.
Para mim ainda continua ser um sonho correr a essa velocidade. Mas hei-de me aproximar... Um dia....
Grande abraço.