8.ª Maratona do Porto - 06.Nov.2011

No mesmo dia em que mais de 40.000 pessoas correram em Nova Iorque a Maratona local, aqui em Portugal decorria a 8.º edição da Maratona do Porto.
Eu, pelo segundo ano consecutivo, estava na partida. Desta feita com outra preparação (diferente pelo menos) e com mais experiência relativamente à distância, tinha naturalmente, outros objectivos (as 2h45m eram algo que eu podia alcançar).
O tempo estava agradável. O sol fazia-se sentir, sem ser contudo demasiado quente e, não fosse o vento de norte, estava perfeito.
Antes da partida (e durante a prova) ainda deu para estar pouco com alguns companheiros, quer do atletismo quer do triatlo. As provas valem também pelo convívio e esta não fugiu à regra.
À hora prevista foi dada a partida e, como seria de esperar, a primeira parte da prova foi fácil (desce ligeiramente e os kms ainda não pesam). Rapidamente chegámos (um grupo de meia dúzia de atletas onde se destacava a malta do N. A. Vila Real) aos 10 kms com 39 minutos.
A regra era "calma, calma e... mais calma" pois o entusiasmo e as "avarias" pagam-se caro nestas provas (e eu que o diga em relação ao ano passado).
Os kms foram passando, o ritmo foi-se mantendo e, na Afurada, atingimos a marca da Meia Maratona em 1h23m13s (um pouco mais lento que o pretendido mas ainda assim superável).
Com os kms a avançar o grupo foi-se desfazendo e à chegada ao Freixo (km 28) já éramos novamente 5 ou 6 atletas. O ano passado esta viragem do Freixo marcou a minha prova. Como me ia a sentir bem acelerei e acabaria por pagar a fatura aos 36/37 kms de prova, sofrendo para atingir a meta. Este ano, apesar de ir bem, contive-me e não aumentei o ritmo. O plano era para cumprir (o melhor possível).
À medida que nos aproximávamos da Foz o grupo ia ficando cada vez mais reduzido e, quando encontrei os meus "rebocadores" de serviço (obrigado Marco e Orlando!) por volta dos 34/35 kms já só íamos 3 atletas. A partir daí foi sofrer até ao final para não baixar o ritmo e dar tudo o que havia naquela subida final para a meta. Acabei bem (isto é, bem tendo em conta a extensão e a intensidade da prova) e, contrariamente à última edição, não encontrei o "homem da marreta" o que demonstra que a gestão do esforço foi bem conseguida.
Para os registos ficam os números:
Tempo Oficial: 2h45m51s
Tempo Líquido: 2h45m33s
Médias: 3'55''/km; 161bpm
Classificação: 53.º Geral; 22.º Sénior Masculino.


Para o final deixo uma breve reflexão sobre o meu processo de preparação para a Maratona. Foram cerca de 2 meses de trabalho diário para esta prova. O processo foi um pouco diferente do que realizámos o ano passado mas parece ter resultado. Os treinos intervalados foram bons, assim como os de ritmo. A única lacuna pareceram-me apenas os treinos longos que, por diversas razões, acabaram por ser muito poucos. Ficámos assim com uma boa base de trabalho para futuras edições.
Não podia terminar sem agradecer toda a colaboração do Mr. Branco e dos meus colegas de treino que, muitas vezes, alteraram os seus treinos para me ajudar. Muito obrigado a todos!

Comentários

sica disse…
Parabéns Hugo, por conseguires pulverizar o teu record pessoal, isso já é voar baixinho.
Espero que tenhas uma boa pré-época que apostes forte na natação, para conseguires subir mais um patamar nas provas de Triatlo.
Anónimo disse…
Parabéns Hugo!

2:45 é muito bom!

Abraço,

TriPP
liliana disse…
Orgulho!!

Muito orgulho em ti...

Beijos