Grande Prémio da A. R. C. D. Mendiga - 27.Nov.2011

Depois da Maratona do Porto o meu processo de treino tem visado, essencialmente, a recuperação da prova e a (re)introdução de rotinas de treino nas 3 modalidades, coisa que havia perdido com a preparação para a mítica distância.
Embora o corpo já vá dando sinais de recuperação, com 3 semanas apenas após a Maratona, naturalmente não está a 100%. Contudo, um colega de treino, havia dito há uns tempos que pretendia competir nesta prova, em Mendiga.

Dada a distância que havia para percorrer (de carro e não na prova propriamente dita, entenda-se) ele mostrou alguma relutância em ir sozinho, "se alguém fosse comigo..." dizia ele. Assim, de manhã bem cedo, seguimos em direcção a Mendiga (Porto de Mós), eu, o Leonel e o Branco. Os cerca de 200kms passaram bem e lá chegámos ao local da prova (quase ao mesmo tempo que a organização...).
Ainda antes da prova achei curioso uma prova assim, num local relativamente isolado, conseguir reunir uma quantidade tão boa de atletas (cruzaram a meta cerca de 450 atletas) e um lote interessante de atletas de bom nível (a que não seriam alheios os prémios monetários).
A prova consistia em 16,3 kms num percurso "plano" (o mais correcto seria chama-lo de "ondulante" dado o seu perfil, mas sem declives brutais) de, praticamente, ida e volta.
Dada a minha condição, como já referi anteriormente, tinha pensado seguir num ritmo comedido (aí a rondar os 4'/km), no entanto, logo após o início da prova, estava inserido no grupo onde seguiam as primeiras mulheres (3, para ser mais preciso) e pensei "já que cá estou...". E fui ficando, com os kms iniciais a passarem com tempos muito próximos dos 3'30''. Eu ia bem mas só pensava que iria pagar estes andamentos mais tarde.
Fomos passando alguns atletas que, invariavelmente, se excedem nos kms iniciais e por volta dos 5/6 kms a atleta do Quénia acelerou um pouco e ganhou uma pequena vantagem relativamente às outras 2 atletas. Eu decidi ficar com as 2 atletas nacionais . Um pouco mais à frente uma delas viria a ceder e ainda antes dos 8 kms apenas restava eu e a 2.ª atleta feminina (1.ª nacional). Daí até ao final fui sempre juntamente com esta atleta tentando ajudá-la o melhor possível mas sem nunca nos conseguirmos aproximar da atleta queniana.
Senti-me muito bem durante toda a prova e isso deixa-me extremamente satisfeito. O corpo está a reagir bem e é bom que o faça pois vêm aí tempos difíceis...
O meu tempo final foi de 59'12'' (média de 3'40''/km) e a classificação foi 29.º Geral/15.º Sénior Masculino.
O meu colega Leonel Fernandes conseguiu um honroso 5.º lugar, atrás de um atleta do Quénia, do Paulo Gomes (Ind.), do Sérgio Silva (MCP), de uma atleta moldavo e à frente do Carlos Silva (SCP), entre outros. O Branco lá vai recuperando a forma e conseguiu alcançar o 5.º lugar no escalão M55.
A organização da prova esteve bem até ao momento de cruzar a meta. Depois, numa atitude incompreensível (ou até não) informou que apenas procederia à entrega dos prémios pelas 14.30 horas (os últimos atletas terminaram a prova antes das 13.00 horas). A ideia seria "obrigar" os atletas e acompanhantes a permanecer no espaço da prova durante o período de almoço consumindo (a valores elevados) o que eles estrategicamente tinham para vender. Não me pareceu uma atitude bonita. Já eram cerca das 15.00 horas quando se iniciaram as entregas dos prémios e, quando saímos de Mendiga (sem que ainda tivessem sido entregues todos os prémios) já passavam das 16.00 horas. Como nós haviam muitas pessoas a mais de 200 kms de casa para quem esta atitude não foi nada benéfica...

Comentários