Campeonato do Mundo de Triatlo de Longa Distância - Vitoria-Gasteiz 2012

Praticamente desde o início da época que a minha prova principal estava estabelecida: o Campeonato do Mundo de Triatlo de Longa Distância em Vitoria-Gasteiz, Espanha. Foi no fim de semana passado que todo o trabalho desenvolvido foi posto em prática ao longo dos 4 kms de natação, dos 120 kms de ciclismo e dos 30 kms de corrida.

Antes de falar da prova em si gostaria de falar um pouco da cidade que nos acolheu - Vitoria-Gasteiz. Esta cidade basca - capital verde europeia de 2012 - é extremamente agradável, quer pelos seus espaços quer pelas suas pessoas. A cidade tem uma arquitectura interessante, toda ela com edifícios nivelados (com 4 ou 5 andares e sem arranha-céus), muitos monumentos, avenidas largas, espaços verdes e com o centro da cidade livre de carros e onde a bicicleta é um meio de transporte bastante utilizado. Juntando a isto uma população simpática temos tudo o que é necessário para ficar com uma óptima opinião da cidade.


(Este parqueamento no centro da cidade quase parece um parque de transição de uma prova...)

Relativamente à prova em si, apesar dos meus receios iniciais pela distância a cumprir, correu bastante bem e foi uma experiência marcante a todos os níveis.
No dia da prova chegamos (estou sempre para aqui a falar no plural e ainda não disse a quem me refiro, por isso aqui fica desde já o meu agradecimento pelos momentos de partilha ao longo destes dias aos amigos Telmo Veloso, Susana Simões, Paulo Adão Coelho, Paulo Neves, Anette, Filipe Varandas e também à minha namorada Lili que me acompanhou e gostou tanto ou mais do que eu da prova) bastante cedo ao parque de transição. O ambiente era absolutamente fantástico, algo que eu apenas tinha visto em vídeos dos Ironmans e agora eu estava ali, fazendo parte dele. Mais de 1200 atletas representando 33 países (diversos países da Europa, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Brasil, USA, Canada, etc.) preparando-se para enfrentar o desafio.



Nadei com algum receio da distância (4 kms são sempre 4 kms e, para um nadador como eu, já é uma distância respeitável). Fui sempre num ritmo controlado e fiz uma natação limpa (sem confusão, apenas com um ou outro problema de navegação). 1h25' depois da partida estava finalmente a caminho do parque de transição. Saí bem da água (sem cansaço) mas com um tempo vergonhoso...


O ciclismo foi, provavelmente, o meu melhor segmento. Fui sempre num ritmo bom, sem exagerar, a comer e a beber nos momentos certos. Fiz a distância dentro do tempo pensado e sentia-me bem para corrida.
A corrida, apesar do tempo ser o que eu tinha pensado, a "táctica" é que não foi a que tinha idealizado. Mal saí do parque de transição entrei na praça principal onde tínhamos milhares de pessoas a aplaudir e a chamar por nós (aliás, apenas numa pequena parte da volta é que havia menos gente, de resto ao longo de todo o percurso havia muita gente a aplaudir e a puxar por nós criando um ambiente fantástico). Claro que o entusiasmo e o facto de estar bem pois tinha feito a bicicleta controlada fez com que iniciasse a um ritmo demasiado elevado. Controlei-me, contive o andamento e estabilizei nos 3'55''/4'00''/km onde ia bem... até aos 13/14 kms. Aí, apesar de ter seguido o meu plano de hidratação e nutrição fui apanhado pelo "sr. da marreta". Andei uma volta (eram 4 voltas de 7,5 kms) a penar, com dores e em sofrimento, a rolar muito perto dos 5'00''/km e só na última volta é que consegui melhorar e voltar a ritmos mais interessantes.
O tempo final foi bom (nos meus melhores sonhos imaginava 7h mas com 7h15' ficava contente, pelo que as 7h08' foram boas) mas acima de tudo esta prova valeu pela experiência na distância e pelos bons momentos de partilha.


Para terminar, e ainda antes dos números, quero deixar um agradecimento a todos os que, ao longo destes meses de preparação, contribuíram para que eu conseguisse superar este desafio, especialmente aos meus "mentores" André e Branco, aos meus companheiros de treino e à Lili que vai aturando estas minhas maluqueiras.

Agora sim, aqui ficam os números.
Natação (4 kms): 1h25'48''
T1: 3'00''
Ciclismo (120 kms): 3h24'40''
T2: 1'43''
Corrida (30 kms): 2h13'50''
Total: 7h08'59''
Classificação: 53.º no AG 30-34

Podem ver mais fotos aqui e aqui e ver a classificação completa aqui.

Comentários

liliana disse…
Vitória Gasteiz, foi uma emocionante aventura!! A cidade é linda!! Estava tudo muito bem organizado! Adorei!!
Principalmente, porque pela 1ª vez ia acompanhar o meu namorado Hugo numa prova tão importante e de grande calibre!! Sabia que nesta prova iriam estar reunidos todos os sacrifícios e todos treinos de um longo ano a que o Hugo se tinha proposto e submetido, mesmo de baixo de chuva ou mesmo de um intenso calor, la estava ele a treina, treinar, treinar!! E era mesmo esse o objectivo. Já o tinha visto noutras performances, mas como esta, nunca!! 7h?!! Meu Deus!!! Sim, esta prova foi tão excitante, emocionante e com tanta adrenalina, que imaginem... fiquei com vontade de experimentar!!lol Para já continuam as corridinhas... lol...
Bem, mas eu estou aqui não para falar de mim, mas sim para dar os maiores PARABÉNS ao Hugo, que se portou à altura de um Grande Atleta!! Mostrando Força, Dedicação e Ambição!!
Sim, Amor, fiquei mesmo muito emocionada, diria mesmo sem palavras, muito feliz e orgulhosa ao ver-te competir sempre muito bem disposto e com um sorriso na cara. Para mim tu já eras o maior; mas agora...És de facto um grande orgulho!!!
Nunca desistas dos teus desafios e dos teus sonhos!!!
Beijo grande
Unknown disse…
Oi Hugo. confesso que só agora passwi por este teu espaço que estava um pouco esquecido. Nunca é tarde... DEsde já os meus parabes amigo. Fizeste uma prova excelente. És um exemplo pelo teu esforço e dedicação ao triatlo. Espero que tenhas muita saude e muito sucesso nos teus sonhos. um grane abraço triatletico.