IV Trail de Conímbriga - Terras de Sicó

Decorreu ontem, em Condeixa-a-Nova, o IV Trail de Conímbriga - Terras de Sicó.


Este (Ultra) Trail é, para mim, um marco transitório. Ele separa a fase dos treinos mais aleatórios da fase dos treinos mais sistemáticos. No fundo, se ele falasse dir-me-ia algo do género "Hugo, chega de brincadeira, está na hora de voltarmos ao Triatlo a sério".
Esta prova, organizada pela Associação Desportiva O Mundo da Corrida, integrava 3 actividades: o Ultra Trail (45 kms), o Trail (22 kms) e a Caminhada (18 kms).
Os percursos destas actividades, cruzavam-se/sobrepunham-se em alguns pontos. Por um lado isto até é bom mas por outro lado, dada a elevada quantidade de pessoas presentes na Caminhada (o que é óptimo), toda a largura dos trilhos acabava por ficar ocupada, o que me obrigou (e certamente a outros companheiros) a um esforço redobrado para "pedir licença" para passar e para "zigue-zaguear" entre os caminhantes. Este esforço suplementar foi compensado pelo facto de passar (e receber o apoio) da Lili que seguia na "cabeça" da Caminhada. :-)
Os abastecimentos eram bons, com muita quantidade e variedade de comida (fruta, queijo, mel, etc.) e bebida (água e bebida isotónica). O preço da inscrição é um pouco elevado, embora seja compensado em parte pelas lembranças que recebemos (queijo, mel, vinho e doçaria, tudo produtos regionais).
Relativamente à prova, em si, é um percurso que me agrada. Tem um pouco de tudo, mas permite correr bastante tempo.
Sem intenção, acabei por usar a "técnica do mealheiro" (ganhei no início para gastar no final). Como o início é "rolante", parti com a malta da frente e, nos primeiros kms seguimos juntos. Quando as primeiras dificuldades começaram a aparecer, começaram as segmentações e eu fiquei por ali no top 10. Embalado, em boa parte pelo meu ego (dada a minha posição), fui seguindo e controlando, dentro das possibilidades, o esforço. Mas, tal como aconteceu o ano passado, o homem da marreta voltou a apanhar-me. Aí por volta dos 30 kms as forças começaram a faltar, as plantas dos pés foram contempladas com uma bolha cada e as caímbras teimavam em aparecer. Foram cerca de 15 kms sofridos (e sofríveis), a tentar minimizar as perdas e a esperar ansiosamente pela meta. 4 horas, 19 minutos e 56 segundos depois voltava a cruzar o pórtico da partida/meta.


Só agora, enquanto escrevo este texto, é que me apercebo que esta foi a minha primeira prova acima dos 42,2 kms. Já sou, oficialmente, um "Ultra"!...


No final ficou a satisfação do esforço me ter valido uma posição interessante (13.º Geral) e contribuir para que os Porto Runners conquistassem o 1.º lugar colectivo (Telmo Veloso, eu, Rui Costa e Susana Simões).


Os resultados completos podem ser consultados aqui.

Comentários

liliana disse…
Pois é Amor! Já és um Ultra!!!
Que belo dia passado na serra!!
Adorei!!!

Beijo grande de parabéns!!
Unknown disse…
Parabéns mister.

Gd abraço
Pedro