Trail Sta. Luzia

Embora o trail não seja a minha modalidade de eleição é, certamente, uma actividade que me dá prazer. Poder correr pelo meio das serras, com paisagens incríveis e sem a "preocupação" do ritmo dá-me gozo.  O pior é mesmo a falta de preparação que faz com que eu ande uns dias bastante dorido após os trails... 
Este ano, à semelhança do ano passado, pretendo fazer o Trail de Conímbriga - Terras de Sicó, que decorrerá daqui a duas semanas. É mais um desafio, como tantos outros onde me tenho metido. Foi com esse objectivo que, no domingo passado, realizei o Trail de Sta. Luzia, em Viana do Castelo. Numa distância ligeiramente mais curta e com menor desnível era a "preparação" perfeita.


Depois de uma semana agradável (climaticamente falando), o domingo amanheceu chuvoso (muito chuvoso mesmo) e frio. Não são as melhores condições para um trail mas eram as possíveis.
Chegados (eu e a Lili que, mais uma vez, heroicamente me acompanhou) ao local da partida (Estádio Municipal Manuela Machado) e feitas as diligências habituais ainda houve tempo para conviver com alguns colegas destas lides. Verificámos também que a Lili ia passar uma valente seca (mesmo com a chuva forte que se fazia sentir). O Estádio fica retirado do centro da cidade, num local onde não existem diversões para quem não ia participar no trail e a organização não programou actividades para os acompanhantes. Um dos pontos a rever. Não basta "vender" o almoço para o/a acompanhante, é necessário realizar actividades para estes (e não é tão difícil/dispendioso assim).
Relativamente à prova, em si, achei o percurso interessante (com alguns bocados bastante rolantes), bem sinalizado, apenas penalizado pela chuva que tornou alguns bocados bastante escorregadios.


Fiz uma prova bem controlada, antevendo a necessidade de caminhar nas inclinações maiores, sem exagerar/arriscar (para não "rebentar" nem cair) e consegui acabar com um bom ritmo, o que me permitiu recuperar algumas posições nos kms finais. Foi um bom teste para o objectivo maior que se avizinha.
Relativamente à organização, para além da questão das actividades para os/as acompanhantes (já referida anteriormente), penso que tem que rever os abastecimentos. A quantidade/localização dos mesmos não me pareceu mal, já a qualidade dos mesmos deixou bastante a desejar. Para além da  água e dos gomos de laranja, pouco mais havia. No abastecimento sensivelmente a meio da prova ainda encontrei bebida isotónica, um cubos de bolo e vinho (???!!!...) e, mais para o final, broa com mel. Pouco, para a exigência da prova e, quem não levou abastecimento próprio (felizmente não foi o meu caso), certamente passou mal.

(Eu e o Marco Silva - companheiro de triatlo no Porto Runners - após a meta)

Aqui ficam os números.
Distância: 33 kms (com 2.600m de desnível acumulado, segundo a organização)
Tempo: 3h25m37
Classificação: 47.º Geral/35.º Sénior Masc. (a classificação completa pode ser consultada aqui).

Comentários