Gerês Granfondo Cycling Road - O Empeno...

O Granfondo chegou ao Norte. Depois de, no ano passado, os eventos desta natureza se terem estreado em Portugal com o Granfondo Skyroad Aldeias do Xisto, este fim de semana foi a vez do Gerês receber os ciclistas.


Foram muitos (cerca de 800 ciclistas e respectivos acompanhantes nas duas provas - Granfondo e Mediofondo) os que se deslocaram à vila, enchendo os alojamentos e o comércio da região.
O bom tempo não faltou à chamada e a chuva prevista, felizmente, não se fez sentir durante todo o percurso.
A prova de Granfondo (146 kms/2850 D+) tinha desafios como o Alto Joana Barbosa, entre o km 45 e o km 51 (6 kms) sempre a subir numa inclinação média entre os 4% e os 5%. Depois, o Alto Alberto Amaral, onde encontrávamos o segundo abastecimento, que se iniciava ao km 70 e consistia numa escalada com cerca de 11 kms e uma inclinação média entre os 5% e os 6%. A grande dificuldade, contudo, situava-se já junto ao centésimo km, consistindo numa subida com 14 kms de extensão, alguns dos quais com 7% de inclinação média.



A prova de Mediofondo (100 kms/1695 D+) consistiu num percurso de 100 km, estando a principal dificuldade na subida ao Alto Pedro Cardoso. Esta subida, com 23 km de extensão (entre o km 45 e o km 68), cujos primeiros 6 km coincidiram com idêntica distância do Granfondo.


Para ambas as provas, os últimos 5 km incidiram na subida entre as pontes de Rio Caldo e a meta no centro da vila do Gerês.


Tinha decidido participar nesta aventura pelo desafio da prova e para aproveitar para realizar mais um treino de qualidade em muita (e boa) companhia. Assim, "desliguei o chip competitivo" e parti (bem atrás) à aventura. Procurei fazer todo o percurso a um ritmo controlado e, até à grande subida ia muito bem. Depois veio a grande subida, essa que derruba qualquer um... Sofri imenso e tive mesmo que fazer uma breve "pausa técnica" a meio para recuperar que as dores nas pernas não me deixavam mais pedalar. Depois do último abastecimento, quando todos pensávamos que o pior já estava feito e que apenas nos restava descer, ainda apanhamos umas boas subidas (felizmente curtas) que, dado o desgaste anterior, não foram fáceis. Na última subida (das pontes para a vila do Gerês) vi-me obrigado a controlar o andamento para evitar o ataque das "piranhas" (como um companheiro de aventura designava as "caimbras").



Foi um treino bastante interessante, com uma paisagem fantástica e com um ambiente entre participantes bastante saudável (pelo menos nos meios onde eu circulei, lá mais para frente não sei).
Gastei 5 horas 33 minutos e 58 segundos a completar os 144 kms (média 26,2 km/h), incluindo os minutos que demorei a chegar do local de onde estava até à partida e os minutos (retemperadores) que parei nos 2 abastecimentos aos 80 e aos 110 kms. A classificação, que para o caso pouco importa, pode ser consultada aqui.


A organização está de parabéns pois conseguiu implementar um evento com muito boa qualidade. O percurso estava bem marcado (havia inclusive nas principais subidas placas que indicavam os kms em falta até ao topo e a percentagem média de inclinação), os abastecimentos tinham comida e bebida em quantidade e variedade mais que suficiente (até o almoço volante final estava bom), os elementos do "staff" eram simpáticos e atenciosos e o preço de inscrição pareceu-me justo para o evento. Apenas deveriam rever, na minha opinião, duas coisas: o percurso continha algumas secções em empedrado - muitas das quais a subir - e a t-shirt que ofereceram (do patrocinador) poderia ser substituída por uma alusiva ao evento.

Comentários

liliana disse…
Mais um fim de semana espectacular a juntar a tantos outros, de aventura adrenalina e muita diversão... Mais uma vez estás de parabéns Amor!
Estás numa forma!
Bons treinos.
Beijos grandes
Fernando Carmo disse…
Não gostas de empedrado? :-)
João Correia disse…
Viva, Hugo! Tinha previsto participar, mas chega uma altura em que temos de ceder à razão e fazer opções. Só que penas têm os patos.
Sobre o evento, agora imagine-se os profissionais que andam ali todos os dias e que apanham subidas, rampas, e escaladas, dias e dias...ciclismo é muito duro!

Grande abraço, companheiro.