Triatlo Longo de Caminha - Pedalando na Serra d' Arga

Caminha recebeu este fim de semana o Campeonato Nacional de Grupos de Idade de Triatlo Longo.


Este desafiante Triatlo, disputado na distância longa (1900 metros de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida), contou com cerca de 250 participantes, entre atletas nacionais e espanhóis.


A natação, feita praticamente toda no Rio Minho (apenas nos metros finais tínhamos de cruzar o Rio Coura para acedermos ao parque de transição), teve a particularidade de ser em linha e dos atletas serem transportados até junto à partida por um ferry-boat que habitualmente liga Portugal a Espanha.
Uma vez chegados à zona da partida, saltámos do ferry-boat e nadámos até às bóias que marcavam o início da prova, para aí aguardar pela partida. A distância não era muita mas demorámos um pouco a percorrer estes metros e percebemos que, ao contrário do que se supunha, a corrente do rio não estava a ajudar...
Apesar de não ter feito um grande tempo na natação, senti-me bastante bem ao longo de todo o segmento e saí à frente de algumas das minhas referências.


O segmento de ciclismo - o grande desafio desta prova - consistia numa curta ligação de Caminha até ao início da subida da Serra d' Arga, seguida de 2 voltas que podemos dividir em 3 partes: uma primeira parte que era composta quase exclusivamente por subidas, algumas das quais com uma inclinação acentuada; uma segunda parte que era praticamente toda a descer, em que as velocidades atingidas eram elevadas e onde tínhamos algumas curvas perigosas; e uma terceira parte com um sobe e desce constante (o típico "rompe-pernas") agravado com o facto do piso se encontrar em mau estado. No final das 2 voltas havia ainda que repetir a curta ligação, mas agora da Serra d' Arga em direcção a Caminha.



Uma vez que já conhecia o percurso (no fim de semana anterior tínhamos ido treinar para Caminha, com o intuito de fazer o reconhecimento dos percursos) iniciei o segmento com algum cuidado, de forma a garantir forças para a segunda volta. Nas subidas fui recuperando bastantes lugares, alguns dos quais perdia depois a descer (sou um medricas!...). Já bastante perto do final do segmento percebi que, provavelmente, havia abusado pois comecei a sentir os músculos das coxas a "picar", ameaçando umas valentes caimbras a qualquer momento.
E assim foi!... Ainda no parque de transição, enquanto calçava as sapatilhas para iniciar a corrida o músculo posterior da coxa direita "agarrou". O mal já estava feito...
Saí do parque de transição junto com o Carmo e pensei que seria uma boa companhia para o segmento final. Ainda corremos juntos umas centenas de metros mas a minha prova estava definitivamente comprometida. Até ao final viria a parar ainda uma boa dúzia de vezes para alongar o músculo que teimava em contrair. Apesar das caimbras, quando consegui correr, senti-me bastante bem com um ritmo cardíaco confortável a ritmos agradáveis o que me dá bons indícios.
Sobre a corrida salientar ainda a diversidade de pisos que, apesar de eu não ter conseguido tirar todo o proveito do percurso, achei bastante interessante. Este segmento levava-nos de Caminha até Vila Praia de Âncora, passando pela Mata do Camarido e por Moledo, com pisos que iam desde o asfalto até à terra batida, passando pelos passadiços de madeira e pela calçada.


No final, após este esforço, nada melhor do que passar a meta e encontrar uma cara bonita que, prova após prova, pacientemente aguarda a nossa chegada. Desculpa ter demorado tanto mas as pernas não quiseram ajudar!... :)
Completei a prova em 5:40:16, alcançando o 34.º lugar da Geral (8.º do AG 30-34, incluindo os atletas espanhóis). As classificações completas e outras informações podem ser consultadas aqui.
Como todas as histórias, também esta tem uma lição. Não foi a corrida que falhou na minha prova, foi o ciclismo. Por isso, nos próximos tempos, vou tentar insistir um pouco mais neste segmento, sem descurar os outros, naturalmente.
Finalmente resta-me elogiar a organização da prova (Associação de Triatlo de Caminha, Câmara Municipal de Caminha e Federação de Triatlo de Portugal), pois esteve quase irrepreensível. Sendo esta uma primeira edição não falhou praticamente nada. No segmento de Ciclismo havia muitos guardas da GNR colocados nos pontos cruciais do percurso e não me apercebi de carros a circular. Os abastecimentos, quer no ciclismo quer na corrida, contaram com muitos voluntários (sempre prestáveis e empenhados) e bastante quantidade e qualidade (só aqueles bidons no ciclismo é que não me pareceram correctos; não só pelo tamanho que não encaixavam nos suportes convencionais, como também pelo plástico duro que dificultava a sua utilização). Destaque também para o apoio do público (tão pouco comum entre nós) que, provavelmente pela proximidade com Espanha (entusiastas natos), não se cansaram de nos dar ânimo.

Comentários

liliana disse…
Apesar da grande dificuldade desta prova, estiveste muito bem Amor! Esta foi uma das mais duras e intensas provas que já assisti.. e ver-te chegar inteiro foi muito bom! Parabéns!
Agora toca a repor energias..

Beijo grande campeão!!
david caldeirao disse…
grande Hugo! mais uma longa para o curriculo, para estes triatlos o treino fica sempre "curto" não há volta a dar..., e mesmo para quem corre bem, a bike pode ser ingrata!!!
agora é pedalar..., pedalar..., pedalar..., o mais possivel, pois os 180k podem revelar-se muito violentos, e acredita fazer os 42k a seguir já empenado não é nada agradável!!! bons treinos