Triatlo Longo de Ovar - Campeonato Ibérico de Triatlo

Decorreu em Ovar, no fim de semana passado, a 1.ª etapa do Campeonato Ibérico de Triatlo (as outras serão em Tui/Espanha a 3 de Agosto, em Viana do Castelo/Portugal a 31 de Agosto e em Sanabria/Espanha a 21 de Setembro).



Apesar de todas as contingências inerentes às correcções que ando a fazer para tratar da minha lesão, ando a treinar com regularidade desde o início do ano e tinha, confesso, imensa vontade de volta a competir (ainda que a ritmos controlados, coerentes com a quantidade e qualidade dos treinos realizados). 
Sendo esta prova na minha terra natal, ainda por cima na distância longa (se bem que também houve uma prova na distância olímpica - que teve menos participantes que a longa, curiosamente) tinha toda a vontade de a realizar.
Há muita coisa para dizer sobre a prova mas o que realmente interessa é que eu voltei à competição e conclui a prova sem dores anormais.Com muito cuidado e sempre controlado lá fiz a prova, voltei a rever muitos companheiros, a sentir o cheiro do neoprene e a cruzar a meta com a sensação de "dever cumprido".



Apesar da organização ter alguns aspectos a rever, é sempre bom quando vemos provas a surgir, principalmente na zona norte, onde não há assim tantas. Parabéns pela iniciativa.
No entanto, na minha opinião, o valor cobrado, a lembrar outros países (ou não fosse isto um campeonato ibérico), não correspondeu à qualidade da prova.
Houve alguns pormenores que necessitam de serem melhorados. A começar pelas distâncias. A distância longa deveria der disputada como Half-Ironman quando o que tivemos na realidade foram 81 kms de bicicleta e 19,5 kms de corrida. A dificuldade da prova pode variar por uma série de razões (natação com ou sem fato, ciclismo mais ou menos duro, etc.) mas a distância deve ser comum.
Na água, em virtude da maré, houve zonas onde tínhamos 50 cm de água (havendo alguns atletas que aproveitavam para caminhar !!!???...). Depois tínhamos apenas 4 bóias ao longo do percurso (2 na partida e 2 no retorno) o que dificultou a navegação (da partida à 1.ª bóia de retorno tínhamos mais de 800 m).


Houve uma série de alterações de última hora (desde o número de voltas do segmento de corrida, até mesmo pequenas mudanças no percurso) e, se quisermos ser "picuinhas", até o pack de inscrição foi alterado (a toalha anunciada não foi entregue).
Ainda assim reitero a opinião de é sempre bom quando vemos provas novas a surgir. Mais uma vez parabéns pela iniciativa e venha de lá o 2.º Triatlo de Ovar.
Relativamente à minha prestação, tendo em conta a preparação, foi bastante agradável. Consegui nadar "bem", apesar da confusão normal da partida e da minha falta de treino em conjunto e com o fato isotérmico.
O percurso de ciclismo era bastante interessante, com sobe e desce (ligeiro) constante. Consegui rolar bem nos aerobars, sem exagerar no ritmo, alimentando-me e hidratando-me em condições. Só não consegui evitar uma "paragem técnica" já na última volta.


Na corrida senti-me "solto" do início ao fim do segmento, conseguindo correr a ritmos interessantes.



Aqui ficam os tempos dos segmentos.
Natação (1,9 km): 0:39:12
1.ª Transição: 0:03:13
Ciclismo (81 km): 2:27:34
2.ª Transição: 0:01:34
Corrida (19,5 km): 1:25:37
Total: 4:37:13
A classificação, pouco importante neste caso, foi de 62.º da Geral (27.º no AG 35/39).

Fiquei contente pois as indicações são boas para a continuação do trabalho.
Obrigado aos que me permitiram chegar a esta prova minimamente preparado e aos que se deslocaram e me apoiaram nesta batalha.

Comentários