S. Macário - A Subida

Há uns tempos fui até S. Macário com os meus colegas de pedaladas (era uma das subidas aqui há volta que me "faltava no curriculo"). Contudo, com "pena" de mim, apresentaram-me S. Macário por uma das vertentes menos agressivas (S. Pedro do Sul, Sta. Cruz da Trapa, Manhouce, S. Macário), ainda assim dura q. b.. A descida dessa volta foi feita até Sul (é mesmo o nome da povoação) por aquela que é "A Subida" a S. Macário. Deu para perceber, na altura, que essa vertente era brutal e fiquei com vontade de lá voltar e atacar S. Macário por este lado. Ontem foi o dia.


Saí de Viseu em direcção a Castro Daire (via N2) e daí segui para Sul onde iniciei "A Subida" a S. Macário.
Esta subida tem 9,4 kms de extensão com 9% de inclinação média mas os primeiros 6 kms são, como dizer... demolidores. São percentagens brutais, sempre sem aliviar e onde não há uma sombra para nos atenuar um pouco o sofrimento. Com desmultiplicação de 39x27 andei muito tempo com cadências de 45/50 rpm... Duríssimo (cadência média de 56 rpm e ritmo cardíaco médio de 165 bpm). Após cerca de 50 min. a subir lá conquistei S. Macário e pude desfrutar da magnífica vista dos arredores.


Na descida, após este esforço, nada melhor do que parar um pouco para recarregar de água e beber um daqueles refrigerantes (cujo nome começa em coca e termina em cola) que não sendo saudável, de vez em quando, sabe bem. Onde? No "Salva Almas", claro.


Aqui ficam alguns números deste treino/desafio.
Distância: 100 kms
Duração: 4h 25min
Desnível acumulado: 2.350 D+
Nutrição: 2 barras energéticas, 4 bidons (3 litros) de água e 1 coca-cola
Outros: 1 furo e 1 empeno brutal.

Comentários