24.ª Volta a Silgueiros

Decorreu no domingo passado a 24.ª edição da "Volta a Silgueiros", uma das clássicas provas de atletismo do distrito de Viseu.





Numa organização da Associação Social Desportiva e Recreativa de Silgueiros, esta edição teve a particularidade de integrar os Campeonatos Nacionais de Estrada da ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), com provas que variavam entre os 1.000 e os 10.000 metros de distância.
A prova "principal" do programa, com 15 km de distância, apresentava um percurso "selectivo". A partida/meta foi feita nas Lages, seguindo-se depois uma passagem pelo Areeiro, Bela Vista, Loureiro, Pindelo, Ramal de Passos, Passos e Cruzamento de Parada de Gonta.


Parti com alguma cautela mas, uma vez que esta prova contemplava o escalão de Veteranos I (35-39 anos) no qual eu me incluo, fui atento ao pelotão. E ainda era generoso o pelotão (para uma prova "popular" deste género, ter mais de 200 atletas parece-me bem). A corrida está na moda (e ainda bem).

Assim, depois dos primeiros kms mais conservadores, sensivelmente aos 4 kms de prova (onde se encontrava o 1.º abastecimento - e, se não me engano, foram 3 os abastecimentos) juntei-me aquele que eu considerava ser o grupo certo para mim. E assim segui até cerca dos 7 kms (retorno em Pindelo) onde me consegui isolar. Depois vinha "a" descida da prova. Foram cerca 2 kms a descer até Passos, onde o meu esqueleto se queixou um pouco. Compensou contudo pelo apoio da população pois, além da partida/chegada, aqui foi o local onde os atletas receberam mais apoio. Depois de descer era altura de subir até à meta. Tal como a descida anterior também esta subida era longa (cerca de 2 kms igualmente) e, já no final da prova, exigia um esforço suplementar dos atletas.

Foi a primeira vez que fiz esta prova mas, pelo espírito demonstrado, gostei bastante. Foi pena não ter tido oportunidade de ficar para o almoço convívio que foi feito no final (por 3€ de inscrição tínhamos direito a participar na prova, ao almoço convívio e a uma garrafa de vinho - de Silgueiros, claro) mas, fica para a próxima edição.

Quanto aos números aqui vão.
Tempo: 55' 33''
Classificação: 13.º Geral; 1.º Vet. I
FC média: 175 bpm
Ritmo médio: 3' 44''/km

Comentários