Duatlo do Sicó 2019



Foi em Condeixa, mais propriamente em Zambujal, que a Associação de Jovens da Freguesia de Zambujal em parceria com a Junta de Freguesia local levaram a efeito este sábado o Duatlo do Sicó. Louvável o facto de uma pequena freguesia, cravada no coração da serra que deu o nome ao Duatlo, conseguir levar a efeito um evento destes. Um grande bem haja, desde já, pelo vosso empenho.

Esta prova marcou o início da época competitiva da Delegação Norte da FTP e também do meu clube - Clube de Triatlo de Viseu. Um projecto muito recente mas com uma estrutura experiente e com provas dadas.


Depois de na época passada não ter competido praticamente nada, esta época quero, pelo menos, participar em mais eventos e nada melhor do que começar logo no primeiro.
O facto do ciclismo ser em BTT não me atraiu muito mas, ainda assim, aceitei o desafio. São sempre momentos interessantes estas provas. Convívio e alguns kms de qualidade fazem sempre bem.

Este Duatlo, no entanto, com uma dezena de anos ligado à modalidade, conseguiu surpreender-me. Uma corrida que de corrida não tinha nada - era um trail autêntico - e um percurso de ciclismo muito exigente, com muitos kms em single tracks escorregadios e com obstáculos constantes que exigiam imensa técnica (que eu não tenho, juntando a isto o pouco treino) levaram-me ao limite. Depois da corrida ainda "apertei" na primeira volta do ciclismo mas, cedo percebi que teria que gerir as forças para chegar ao final. A segunda volta de BTT foi bem controlada e, ainda assim, a segunda corrida foi miserável, que faria se não fosse.
Valeu-nos o tempo estar de feição, com uma temperatura agradável e um sol bonito, pois com frio ou chuva nestes percursos, ui ui...

No início de Março estaremos no Duatlo de Vila Nova de Cerveira que, além da competição dos adultos, terá também uma prova jovem que marcará a estreia competitiva da Escola de Triatlo de Viseu.

Não posso terminar sem agradecer à Viselbi a cedência da BTT com que fiz este Duatlo (a minha está a aguardar a garantia) e à minha claque que puxou por mim a cada passagem e, estoicamente, aguentou este dia duro.

Comentários