Viseu Triathlon 2019

Este foi um fim de semana recheado de triatlo em Viseu.
No sábado a zona ribeirinha do rio Pavia recebeu as provas jovens, integradas no Campeonato Centro Norte de Triatlo Jovem.


Foram cerca de 100 os jovens que nadaram no rio Pavia distâncias entre os 50 e os 200 metros, pedalaram de 1 a 5 kms em estrada, terra e na Ecopista do Dão e correram 400 a 1.600 metros nas margens do rio, bem no centro da cidade de Viseu.


Da Escola de Triatlo de Viseu foram 5 os jovens que se estrearam nos triatlos e, todos eles, fizeram-no muito bem. Parabéns a todos!

No domingo foi dia dos mais velhos nadarem, pedalarem e correrem. 


Esta edição do Viseu Triathlon foi, mais uma vez, realizada numa distância incomum mas interessante (2/60/15). Esta prova, que já vai tendo o seu espaço no panorama nacional e traz até ao coração do Dão triatletas de todo o país (tínhamos atletas desde V. Nova Cerveira - Pedal'arte - até Loulé - Louletano -, passando por Algés, Estoril, etc.) e também do estrangeiro, nomeadamente de Espanha, foi renovada.
A natação voltou à barragem de Várzea de Calde, um local de eleição para este segmento. Cumpri as 2 voltas sem sobressaltos e num ritmo satisfatório. Após 39' de natação estava no PT1.
O ciclismo tinha um troço entre a barragem e o Aeródromo de Viseu e depois o percurso principal entre este e a cidade que era cumprido por 2 vezes. Era um percurso selectivo, com 2 subidas exigentes, mas com partes bastante rolantes e descidas rápidas. Gostei e consegui uma média (pouco comum para mim) de 31 km/h.


O segmento final de corrida era, em parte, comum à prova jovem do dia anterior e o restante era realizado no Parque de Santiago, num total de 4 voltas. Se as duas primeiras me correram bem, o mesmo já não posso dizer das 2 últimas. Fiquei, repentinamente, sem energia o que me obrigou a baixar drasticamente o ritmo e sofrer bastante para chegar ao final.


4h00'19'' depois do início da prova cruzei a meta, logo atrás do meu filho que tem uma ponta final fortíssima e me passou mesmo sobre a meta. :)


Agora há que recuperar, analisar o que correu bem e mal para preparar os próximos desafios.

Não podia terminar esta "crónica" sem fazer referência a 2 coisas:
1. Estando mais "por dentro" da organização destas provas vivi a dimensão desta estrutura e a importância crucial dos voluntários para o sucesso destes eventos. Obrigado a todos, em especial aos alunos da Escola de Triatlo de Viseu que cumpriram a sua função com brilhantismo;
2. Ao meu amigo Rui Gomes, do Sporting de Espinho, que vai ficar recordado como o verdadeiro herói desta edição. Logo após a primeira transição, quando iniciava o ciclismo, o selim da sua bicicleta cedeu e caiu. Quando qualquer outro teria desistido da prova, o Rui fez 60 kms a pedalar em pé e ainda teve forças para correr (e bem) concluindo a prova com distinção. Parabéns também a ele pela perseverança.

Comentários