Rios Ibéricos Triathlon


Ontem, onde o Rio Tâmega se encontra com o Rio Douro, foi dia de festa.
Entre-os-Rios recebeu mais uma edição do Rios Ibéricos Triathlon.




O dia começou bem cedo. Às 6.00h da manhã a (grande) comitiva do Clube de Triatlo de Viseu estava a sair de Viseu em direcção a Entre-os-Rios onde, 2 horas e muitas curvas depois, chegámos.
O evento contava, para além da prova principal disputada na distância olímpica (1.500m de natação, 40km ciclismo e 10km de corrida) onde participei, com uma prova de Triatlo Promoção (distância sprint) e outra de Duatlo Promoção.


O PT1 estava montado na Marina de Entre os Rios tendo a natação decorrido mesmo em frente, no Rio Tâmega, numa água estranhamente quente (24º?!...) que impediu o uso do fato de neoprene. Duas voltas ao percurso depois era chegada a hora de montar na bicicleta.

O percurso de ciclismo era bastante exigente (os quase 1.000D+ em 38km confirmam-no) e consistia numa ligação inicial ao circuito onde decorriam as 3 voltas e depois uma ligação final ao Cais de Sardoura, mesmo ao lado do Rio Douro, onde estava montado o PT2 e a Meta. Todo o percurso estava cortado ao trânsito e, tirando a dureza do mesmo, era bastante agradável.

O percurso de corrida, que consistia em 4 voltas a um circuito onde uma subida íngreme com cerca de 200m de extensão desafiava os atletas e as suas capacidades, foi feito com algum cuidado. A distância ainda merece algum respeito e o desgaste acumulado da natação e do ciclismo pregam-nos muitas vezes surpresas desagradáveis. Depois de 2 voltas controladas apenas na segunda metade do segmento é que me permiti acelerar um pouco mais e foi uma estratégia acertada pois acabei com boas sensações.
O tempo final deste desafio foi de 2h34m49s. 

Para a semana Póvoa de Lanhoso espera por nós. Sábado teremos os alunos da Escola de Triatlo de Viseu a competir e domingo os adultos do Clube de Triatlo de Viseu em mais um triatlo na distância olímpica.

Comentários