Triatlo das Andorinhas 2019

Este fim de semana os triatletas de Viseu rumaram à Póvoa de Lanhoso.
Sábado foram os mais novos, da Escola de Triatlo de Viseu, que realizaram no centro da cidade a sua prova. A Natação decorreu nas Piscinas Municipais Descobertas e o Ciclismo/Corrida junto ao Parque do Pontido.
Embora a competição esteja sempre presente, esta foi, como se pretende, essencialmente uma actividade de partilha e aprendizagem.

No domingo, já em Sobradelo da Goma, freguesia de Póvoa de Lanhoso onde está sediada a Associação que organizou esta prova (Grupo Desportivo da Goma), decorreu o Triatlo das Andorinhas.


O Triatlo das Andorinhas tinha a prova principal, disputada na distância olímpica (1.5km de natação + 40Km ciclismo + 10km corrida) onde participaram os atletas do Clube de Triatlo de Viseu e, paralelamente, existiu uma prova aberta disputada na distância sprint (750m de natação + 20Km ciclismo + 5km corrida) para todos aqueles que queriam experimentar a emoção do Triatlo com distâncias mais acessíveis.

A Natação decorreu na Barragem das Andorinhas, numa volta única e sem ser permitido o uso de fato de neoprene dado que a temperatura da água estava "agradável". Fiz o segmento sem percalços e saí confortável da água mas, disse-me o relógio no final, que fui lento.


O Ciclismo, realizado na estrada totalmente encerrada ao trânsito, consistia em 5 voltas a um percurso que, não tendo subidas muito íngremes, era bastante ondulante (o típico "rompe pernas"). Consegui encaixar num grupo onde fomos trabalhando em conjunto e os 40kms passaram bem. O facto da organização ter abastecimentos com bidão (de qualidade diga-se), o que não é muito comum neste tipo de provas, foi uma mais valia.


A corrida, este ano num percurso diferente dos anos anteriores, era um misto entre terra/trail e alcatrão. Cada uma das duas voltas do percurso que contornava a barragem era bastante desafiante (cada volta tinha mais de 100m D+). Juntando a isto o desgaste acumulado pelos segmentos já realizados levou a que fosse necessário gerir bem o esforço o que, felizmente, consegui fazer. Neste segmento, ao contrário do Ciclismo, o percurso em estrada não estava encerrado ao trânsito o que, além de desagradável, era perigoso. Uma situação a rever em edições futuras.

Comentários