Triatlo da Guarda 2019


Foi na recentemente inaugurada Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão, na Guarda, que a acção deste Triatlo decorreu. O dia estava bastante agradável (embora o calor da tarde, nesta zona interior, se fizesse sentir) e a paisagem era fantástica.
O evento contou com uma prova principal, disputada na distância "média" (2/60/15), e duas provas de promoção disputadas na distância Sprint (um Triatlo e um Duatlo).


O Clube de Triatlo de Viseu participou com 6 atletas neste evento, 2 na média distância (onde eu me inclui) e 4 no Triatlo Sprint.

Na Média Distância o segmento de Natação, com 2.000 metros, estava dividido em 2 voltas. Fomos informados, antes da partida, que a água se encontrava a 24º, pelo que o uso de fato de neoprene era facultativo (na média distância e interdito na prova sprint). Dado que os nossos fatos estavam no carro (confesso que foi preguiça) e a temperatura estava no limiar, fui sem fato. Ainda que tenha saído prejudicado no meu desempenho, não foi uma má opção pois não tive frio ao longo de todo o segmento. Fiz uma natação tranquila quer ao nível do contacto físico quer ao nível do ritmo (o relógio confirmou-o na saída para o PT).


O segmento de Ciclismo, com 60 km, era constituído por troço inicial, 2 voltas e um troço final e totalizou cerca de 1.000 D+ acumulado. O troço inicial foi avassalador. Até aos 6 kms não fizemos outra coisa que não fosse subir com pendentes a chegarem aos 14% de inclinação. Depois era um percurso típico destas zonas, com sobe e desce. Fui consistente, gostei do percurso e consegui uma média de 29 km/h o que me deixou bastante satisfeito.


O segmento de Corrida tinha 3 voltas com piso variado de alcatrão e terra batida e algum desnível. Já sabia que ia doer (doí sempre), por isso iniciei de forma controlada o segmento. Nunca fui confortável mas, cumprindo com os abastecimentos e correndo também com o "coração" e a "cabeça", fiz os 15 kms sempre a correr e em menos de 1h15'.


O tempo final - 4h09' - foi melhor do que tinha inicialmente previsto e a prova permitiu-me afinar os últimos ajustes para o Desafio desta Época.


Sendo a primeira edição deste evento penso que o mesmo tem tudo para que, no futuro, se venha a cimentar. Apenas a apontar o local de realização (a Barragem é agradável e deve continuar a ser o coração do evento mas, estando afastada do centro da cidade, a afluência de público é menor) e o timing (estando uma semana após o Régua Douro Triatlo Cidade do Vinho o número de atletas a competir é naturalmente menor).

Comentários