Ironman Cascais 2020 – a Desilusão

No final de 2019 quando soube que se iria realizar a primeira prova Ironman (na mítica distância 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida) em solo nacional aceitei o desafio e inscrevi-me. Depois de algumas edições do 70.3, Cascais receberia agora um 140.6.

Desde então comecei a preparação para esta prova. Esta seria “A” prova de 2020.

Foi um mau ano para esta escolha, mas ninguém adivinhava que a pandemia vinha a caminho. O tempo foi passando, com muitas incertezas pelo meio, mas os treinos continuavam dado que havia sempre a possibilidade da prova acontecer e por isso o foco manteve-se.

À medida que o tempo passava e o treino avançava a possibilidade da prova se realizar parecia ser maior. A marca estava a cancelar as provas até 50 dias da realização. Passaram os 50 dias e a prova mantinha-se. Com adaptações, naturalmente. A experiência não seria a mesma mas haveria prova.

A 3 semanas do IM Cascais realizou-se o Triatlo Internacional de Alhandra. Nesta prova o Sr. Secretário de Estado do Desporto deu o seu apoio á organização da prova de Cascais. Uma semana depois, a 2 semanas da prova, sim 2 semanas (!!!), a organização cancela o evento.


40 semanas de treino (quase 500 horas), centenas de euros investidos, horas/dias em que a família é sobrecarregada e deixada para trás com um objetivo e depois, a “meia dúzia” de dias cancela-se um evento desta envergadura???!!!...

Eu percebia se todas as organizações tomassem esta decisão mas havendo espetáculos musicais, espetáculos tauromáquicos, outras competições desportivas (incluindo outras provas de Triatlo), etc. não consigo perceber...

Desilusão é pouco para descrever o que senti/sinto.

Não se faz, simplesmente não se faz.

Comentários