Setúbal Triathlon 2020

Num ano completamente atípico, aquela que era uma prova de preparação, acabou por ser a minha única prova do ano.

Já tinha o Setúbal Triathlon na lista de "to do" mas nunca se tinha proporcionado. Este ano, como batia muito bem com o IM Cascais, alinhei. Contudo, depois do cancelamento do IM Cascais, a motivação não era grande mas, como fomos um grupo jeitoso do Clube de Triatlo de Viseu, lá fui.



No dia anterior, dada a previsão de chuva e vento, levantou-se a possibilidade de cancelar o segmento de Natação. Isso é que não, pensei eu. A Natação é o meu pior segmento mas sou um triatleta e como tal foi para fazer um triatlo que me desloquei a Setúbal. Felizmente a agitação marítima, sendo forte, permitiu realizar o segmento (encurtado para os 1.000m). As boxes e a partida "rolling start" minimizam o risco de contágio e de contacto nos metros iniciais e são sempre uma boa opção, principalmente em tempos de pandemia. Senti-me bem, tendo em conta as condições da água, e não tive nenhum sobressalto durante o segmento.



Fiz uma primeira transição lenta. A meteorologia prometia chuva e o vento e frio que se faziam sentir não davam boas indicações. Preferi gastar alguns minutos, secar-me e agasalhar-me bem para ir confortável no Ciclismo. O percurso é interessante com uma parte bastante rolante e outra com subidas na Arrábida. Infelizmente os meteorologistas não se enganaram e foram umas horas duras em cima da bicicleta. Não fiquei contente com o meu desempenho mas foi o possível.



Após a segunda transição comecei a corrida com a musculatura das pernas um pouco queixosa mas nada de anormal. Segui o plano, quer em termos de ritmo quer em termos de nutrição e foi um segmento dentro do esperado (média de 4'25"/km).



No final (5:18 horas) só faltou uma coisa: um local coberto onde pudéssemos tirar a roupa molhada e vestir algo seco que tínhamos deixado no saco "pós-prova". De resto só posso dizer bem da organização: simpatia, atenção, profissionalismo, bons abastecimentos e boas lembranças.


Comentários