Há já muito tempo que não escrevo aqui. Primeiro porque não
tenho tido tempo e depois, verdade seja dita, porque também não tenho tido
assunto.
Hoje, contudo, arranjei ambas as coisas e vou inaugurar uma
secção aqui no blog a que decidi chamar de “Bricolagem”. 😉
Quem me conhece sabe que gosto destas coisas dos trabalhos
manuais. Sou eu que faço, entre outras coisas, praticamente toda a mecânica nas
minhas bicicletas.
Recentemente comprei uma bicicleta para usar, essencialmente,
no rolo e nos dias chuvosos (coisas de gente pouco ocupada 😊).
A bicicleta veio com um equipamento, embora básico,
interessante onde se incluía um pedaleiro FSA Omega. Sucede que o pedaleiro,
além de compacto (50/34 dentes), tem cranks de 170mm de comprimento, o que me
leva a querer trocá-lo. Até aqui tudo bem.
Este modelo de pedaleiro, tal como quase
todos os da FSA (e os da Sram também), é “auto extraível” (self extracting). Quer isto dizer que não
necessitamos de nenhuma ferramenta específica para retirar o pedaleiro. Neste
caso, uma chave sextavada de 8mm desaperta um parafuso M12 que, ao empurrar uma
anilha (fina, de alumínio) enroscada no crank esquerdo, faz o crank sair e
permite retirar o pedaleiro. O problema, que pelos vistos os senhores da FSA
não pensaram, foi como é que uma anilha de alumínio roscada a 5Nm consegue
aguentar um parafuso de aço roscado a 40 Nm. Pelos vistos não aguenta.
Quando tentei retirar o pedaleiro, ao desapertar o parafuso,
a anilha saltou. Depois de praguejar, pensando que tinha partido a anilha,
analisei o pedaleiro e percebi que a rosca restante da anilha, que deveria
estar no crank, não existia. Ou seja, já alguém tinha tido este problema neste
pedaleiro antes. Depois de uma pesquisa na internet percebi que era um problema
recorrente e tão chato de resolver que algumas pessoas arranjaram soluções
drásticas (destruindo o pedaleiro).
Depois de pensar um pouco, decidi tentar fazer uma
ferramenta para desmontar o pedaleiro (saca pedaleiro) específica para este
modelo. Recorri ao meu amigo Ângelo Fernandes que conseguiu pôr em prática a
ideia e contruiu esta ferramenta. Obrigado amigo!
Retirado o pedaleiro, finalmente, resta agora
montar o novo pedaleiro (que obrigará a mudar o movimento central).
Moral da história: atenção aos pedaleiros auto
extraíveis.
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