Multisport Weekend Coimbra 2021

Foi em Coimbra, há muitos anos, que fiz o meu primeiro triatlo. Com pouca preparação e muitas dúvidas, mas cheio de vontade de me iniciar nesta maravilhosa modalidade, lá consegui terminar a prova (um triatlo sprint).

Muitos anos depois - e na margem oposta do rio Mondego - lá voltei a Coimbra para competir neste cenário fantástico, desta feita numa distância mais longa (half-ironman) e com uma preparação e conhecimentos bem diferentes.



O Multisport Weekend Coimbra 2021 foi um fim de semana repleto de eventos. Desde uma prova da Taça da Europa, a triatlo sprint, duatlo, aquabike, triatlo half-ironman e ironman, houve competição para todos.

No sábado, depois de termos os portugueses Vasco Vilaça, Ricardo Batista e Melanie Santo no pódio da Taça da Europa, tivemos vários atletas do Clube de Triatlo de Viseu a competir na distância sprint.

Domingo, depois de um final de dia/noite bastante chuvoso, foi a vez do duatlo, aquabike e dos triatlos nas distâncias half-ironman e ironman.

O CTV teve representantes em todas estas provas, com 2 bravos atletas a competir na mítica distância dos 226 kms. Eu fiz o half-ironman. Depois da tempestade do dia anterior, o domingo acabou por ser um dia bastante agradável, com bastante calor até.

A natação, ao contrário do indicado (partida rooling start) acabou por ser feita uma partida massiva. Se noutras distâncias isso não foi problema pois havia menos atletas, nesta distância com 400 atletas a partir simultaneamente e uma primeira boia praticamente encostada à margem do rio, foi caótico e colocou em perigo os atletas (atletas sem máscara todos aglomerados nos momentos anteriores à partida, demasiado contacto físico na proximidade da primeira boia). Depois de passar o "adamastor" lá consegui colocar o meu ritmo e fiz um segmento interessante.



O segmento de ciclismo era composto por 2 voltas, num percurso praticamente plano e com poucas zonas técnicas. Fiz um segmento forte e senti-me bem numa posição mais aerodinâmica que são bons indicadores. Apenas de referir que a quantidade de atletas em prova, mais uma vez, fez com que em algumas zonas mais estreitas fosse complicado manter o distanciamento mesmo para quem, como eu, tentava cumprir o regulamento e não "andar na roda". Isso obrigou-me a sair do ritmo pretendido diversas vezes de forma a evitar pelotões. Os abastecimentos tinham qualidade e quantidade suficiente, tal como se viria a verificar também na corrida e no final da prova.



Na corrida, mal iniciei o segmento, percebi que não tinhas pernas para correr ao ritmo que pretendia. Geri muscularmente uma corrida interessante mas simultaneamente desgastante (7 kms feitos na mata do Choupal). O GPS marcou quase 20 kms, pelo que faltaria cerca de 1 km ao percurso. Ainda assim penso que era possível terminar dentro do objectivo estabelecido (5 horas).



Depois de uma época de 2020 muito pobre em competições parece que, paulatinamente, 2021 vai retomando a normalidade. Esperemos que assim possamos continuar.

Aqui ficam os meus registos nesta competição.

Natação: 38'03''

T1: 3'20''

Ciclismo: 2h36'58''

T2: 2'03''

Corrida: 1h33'17''

Total: 4h53'41''

Comentários

Susana e Telmo disse…
Parabéns Hugo, por mais um triatlo.
Envia-me o teu telemóvel, perdi o número.
Grande abraço Telmo