Rios Ibéricos Triathlon – Jornada Dupla

A prova Rios Ibéricos Triathlon há já alguns anos que está no calendário do Clube de Triatlo de Viseu.

Esta época, com a colocação do Contra Relógio por Equipas pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes no sábado, onde também existia um duatlo promoção para os mais novos e uma prova super sprint do Campeonato Nacional de Juvenis, fez com que este fim de semana fosse repleto de provas, aprendizagem e convívio.



A Escola de Triatlo de Viseu teve alunos a competir no duatlo e no triatlo super sprint (juvenis) e o Clube de Triatlo de Viseu competiu no Contra Relógio com 3 equipas (1 Feminina Veterana, 1 Masculina Absoluta e 1 Masculina Veterana), 2 das quais subiram ao pódio, e também na prova standard que se realizou no domingo.

Este intercâmbio entre a Escola e o Clube de Triatlo de Viseu é fantástico, permitindo o convívio e a aprendizagem entre ambos e promovendo o apoio de parte a parte.

No sábado com um dia solarengo, fiz parte da equipa do escalão absolutos que realizou o Contra Relógio na distância sprint. Após um segmento de natação duro (sem fato isotérmico e com ritmos fortes), esperavam-nos 20 km exigentes na bicicleta e finalmente 2 voltas (5km) de corrida, essencialmente planas mas marcadas por uma (curta) subida bastante íngreme. A equipa teve um bom desempenho (tempo final: 1h25’), num formato muito interessante mas que pouco ou nada trabalhamos, e num escalão onde a competição é claramente superior ao nosso nível. Nada que não esperássemos.



No domingo, nos mesmos percursos do dia anterior, esperava-nos a distância standard. Com uma chuva fraca mas que causava preocupação, nomeadamente para o segmento de ciclismo, e com a água mais fria foi permitido o uso de fato isotérmico (o que favorece triatletas com mais dificuldades neste segmento como é o meu caso). Fiz um segmento de natação mais confortável que no dia anterior e demorei 29' para cumprir os 1500 metros.



Na primeira das 3 voltas de ciclismo rolei sozinho e fui ganhando algumas posições até integrar um pequeno grupo onde estavam 2 atletas do S. C. Espinho. Trabalhámos bem os 3 (enquanto outros 2 atletas do grupo aproveitavam a roda - nada de novo!) e fiz um segmento bastante interessante, tendo em conta a exigência do mesmo. Velocidade média de 30Km/h num percurso que teve 1.300D+ em 37 km.



A corrida foi feita no limite, a um ritmo alto com excepção da subida ingreme onde, naturalmente, o ritmo era inferior. Consegui fazer todo o segmento sem quebras e com 4’08’’/km de média.

Fiquei bastante satisfeito com o meu desempenho na prova, totalizando 2h26’.



Considero que, globalmente, as provas do fim de semana tiveram uma boa organização, sendo a zona ribeirinha onde decorreram um local bastante interessante.

Julgo que poderiam rever a falta de alimentação/cafés e de casas de banho na zona do PT2 onde a maioria da acção aconteceu e também a forma como decorreu, no domingo, a entrega do material de natação trazido do PT1 para a zona da meta (bastante desorganizado e com muitos atletas aglomerados).

Comentários