Triatlo de Montemor-o-Velho - 15.Maio.2011


Este ano, para mim, são estreias atrás de estreias. Depois de, à 2 semanas, ter realizado pela primeira vez um Half Ironman, hoje fiz o meu primeiro Triatlo na distância Olímpica (esta progressão não foi muito "natural" mas...). Esta primeira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo 2011 disputou-se esta manhã em Montemor-o-Velho.
O dia estava quente o que era um bom presságio para a prova mas, o forte vento que se fazia sentir, anunciava dificuldades. A água do Centro Náutico estava bastante ondulada e, no Ciclismo, todos os percursos contra o vento criavam sérias dificuldades (já para não falar numa subida quase no início do segmento).
Eu, que habitualmente já não sou grande nadador, fiz hoje uma natação sofrível. Este segmento consistia em 2 voltas de 750 metros cada, tendo os triatletas que sair da água no final da primeira volta, correr pelo pontão e mergulhar para cumprir a segunda volta. Usei a minha habitual táctica e, procurando fugir da confusão, lá fui nadando no ritmo (calmo) que achava ser o melhor para mim. A ondulação era forte e estava contra até à primeira bóia o que dificultou não só a progressão mas também a navegação. Já estava eu a chegar ao pontão para completar a primeira volta quando passam por mim a uma velocidade estonteante os atletas que lideravam a prova. Em 2 voltas eu consegui levar uma volta de avanço... Fantástico! Tenho mesmo que investir (ainda) mais neste segmento.
Terminada a Natação tive uma sensação do tipo "déjá vu". Quando cheguei ao PT havia pouco mais de meia dúzia de bicicletas. Fez-me lembrar o meu primeiro Triatlo... Tanto treino, tantas horas, tantos sacríficios e os resultados tardam em aparecer...
Adiante. Lá me montei na bicicleta e fiz-me à estrada para cumprir os 40 kms de Ciclismo, divididos por 6 voltas. O percurso, para além do inevitável vento e do elevado número de voltas, apresentava algumas curvas e zonas perigosas (infelizmente verificaram-se alguns acidentes, um deles com um colega do Porto Runners). É certamente um segmento a rever pela organização.
Estava a terminar a primeira volta quando sou apanhado por um grupo que seguia a bom ritmo. Apanhei o comboio e segui com eles. Acompanhei-os durante algum tempo até que, na "tal" subida, não consegui aguentar o ritmo e fiquei com outros companheiros que também saíram deste grupo. Fomos então trabalhando em conjunto até ao final do segmento.
Só faltava a corrida (4 voltas de 2,5 kms cada) e eu estava com receio que me acontecesse o mesmo que em Lisboa. No início a única coisa que me ia a importunar era o estômago. Não sei se bebi ou comi demais na bicicleta ou se terá sido outra coisa mas o que é certo é que não ia confortável. Sem exagerar no ritmo lá fui ficando melhor à medida que os kms iam passando e, tal como gosto, consegui terminar em força fazendo uma última volta interessante.
O resultado final, não ficando muito aquém do que eu tinha imaginado (2:35:00), sabe-me a pouco pois aquela Natação...
Aqui ficam os números:
Natação: 00:41:24
T1: 00:01:07
Ciclismo: 01:11:58
T2: 00:01:11
Corrida: 00:42:40
Total: 02:38:22
Classificação: 125º Geral

Comentários

sica disse…
Parabéns pelo primeiro Olimpico, em relação à natação não estavam as condições ideais para testar a tua evolução, é necessário ser persistente apostar muito em exercicios de técnica, vais ver que os resultados ao fim de uns tempos vão acabar por aparecer.
Unknown disse…
Mister :) Estiveste muito bem. Claro que temos sempre pontos a melhorar. E eu que o diga.... Vamos continuar a investir para melhorarmos. Força nisso e parabens pela tua prova. Mais virão.
Abraço.