Triatlo de Soure 2019

Em Março, aquando do Duatlo de Soure, ficou marcado o regresso a esta vila para experimentar as águas que ladeiam o Parque dos Bacelos.


Num fim de semana óptimo para a prática da modalidade foram 13 os triatletas do Clube de Triatlo de Viseu que se deslocaram a Soure para realizar o primeiro triatlo da época na zona Norte. A adesão foi grande, com cerca de 150 participantes à partida, e o ambiente, como é habitual nesta modalidade, era de confraternização.

O canal que ladeia o parque foi o palco do segmento de natação. Alguns não gostaram, outros acharam engraçado. Eu fui dos que achou engraçado. Por um lado, o facto de ser um canal estreito faz com que a habitual confusão da partida dos triatlos se mantenha praticamente ao longo de todo o segmento, por outro lado permite que quem está a assistir à prova acompanhe literalmente todo o segmento na margem. Fiz um segmento dentro do esperado, sem grandes sobressaltos tirando o momento em que, ao sair da água, olho para o pulso para ver o tempo realizado e... não tinha o relógio. O meu Garmin 920XT ficou no leito do rio. Recomendação: não usem o sistema quick release na natação.


O facto de não ser grande nadador é, nestas distâncias, duplamente castigador. Já não chega o castigo da água como depois, na bicicleta, não tenho grupos para me encaixar. Assim, como é habitual, lá fui fazendo o meu contrarelógio (sem o dito) aproveitando esporadicamente uma ou outra roda.


A corrida final foi feita sem entrar em loucuras pois, a 2 semanas de um dos objectivos da época - Viseu Triathlon -, é importante conseguir treinar com qualidade mais uns dias. Na meta, tal como ao longo de toda a prova, lá estavam a minha esposa e o meu filho para me apoiarem. Obrigado!


No final, após a (extensa) entrega de prémios onde o nosso clube recebeu diversas medalhas quer na classificação individual pelos atletas Luís Ferreira, Joana Cunha, Maria Andia e Catarina Regalo, quer na classificação colectiva - 2.ª Equipa Feminina - houve ainda tempo para conviver.

Comentários