Triatlo da Guarda 2021

Depois de, em 2019, a Barragem do Caldeirão na Guarda, ter recebido uma prova regional na distância 2/60/15 este ano, com o cancelamento do Douro Triatlo, esta prova foi "promovida", passando não só a ser distância Half-Ironman (1,9/90/21) mas também a receber os Campeonatos Nacionais Individual de Média Distância, de Clubes de Longa Distância e de Paratriatlo de Média Distância. Para além desta "prova principal", havia também mais duas provas de promoção (Triatlo nas distâncias Standard e Sprint).



Foram 6 os atletas do Clube de Triatlo de Viseu que madrugaram (às 6.00 horas estávamos no Parque de Transição) para participar neste evento, 3 na média distância (onde eu me inclui), 1 na distância standard e 2 no sprint.


Na Média Distância o segmento de Natação, com 1.900 metros, estava dividido em 2 voltas. A água estava boa (no limite para o uso do fato de neoprene) e, inexplicavelmente, custou-me a entrar no ritmo. Só após a segunda boia consegui sentir-me confortável e nadar como pretendia, tendo o resto do segmento decorrido com normalidade.


O segmento de Ciclismo era constituído por um troço inicial, 3 voltas e um troço final, totalizando mais de 1.200D+ acumulado. A juntar a estas subidas (algumas com a pendente a chegar aos 14% de inclinação), o calor que se começava a fazer sentir, fez com que o segmento fosse desafiante e desgastante. Geri a intensidade, a pensar no segmento seguinte, e a média muito próxima dos 30 km/h deixou-me satisfeito com o desempenho.

No segmento final, a corrida, nunca consegui impor o ritmo que pretendia. O percurso, composto por 4 voltas, tinha uma grande parte em terra batida e um desnível que se fazia sentir nas pernas. O forte calor, a juntar a este factor, levaram a que muitos atletas desistissem ou fizessem grande parte deste segmento a caminhar. Eu fiz toda a corrida a controlar o esforço e o ritmo médio de 5:03'/km acabou por não ser mau tendo em conta esta conjectura.


Foi uma prova dura mas que me permite tirar algumas elações para o futuro.
O tempo final, pouco importante para o caso, foi de 5h 36'.

Comentários